HC participa da Campanha Nacional da Voz

Hospital das Clínicas da UFG participa da 16ª Campanha Nacional da Voz

On 04/15/14 11:43 .

O serviço de Otorrinolaringologia do HC realizará campanha de conscientização sobre a importância dos cuidados com a voz

Na próxima quarta-feira, 16 de abril, comemora-se o Dia Mundial da Voz. Para celebrar a data, o Hospital das Clínicas (HC) da UFG participará da 16ª Campanha Nacional da Voz, realizada pela Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV), com o apoio da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cervicofacial. Na manhã desse dia, a equipe do Serviço de Otorrinolaringologia do HC realizará uma campanha de orientação e conscientização de funcionários e pacientes sobre a importância dos cuidados com a voz. A campanha será realizada das 08 às 12 horas, no hall de entrada do hospital.

Segundo os organizadores, os otorrinolaringologistas Claudiney Cândido Costa e Hugo Valter Lisboa Ramos, o objetivo é informar a população sobre os cuidados mais importantes para a manutenção da saúde vocal e fazer um alerta para a prevenção das principais doenças laríngeas, inclusive o câncer de laringe. “A voz humana é única, faz parte da nossa individualidade e, para a maioria da população, é um instrumento de trabalho. Apesar disso, as pessoas não costumam se preocupar com ela”, afirma o chefe do serviço de Otorrinolaringologia, Claudiney Cândido Costa.

“Rouquidão, cansaço ao falar, falhas ou perda de voz, dor ou ardência na garganta, pigarro e dificuldade para engolir são sintomas de que as cordas vocais estão doentes. Portanto, nestes casos, recomenda-se que a pessoa procure um médico”, alerta o especialista Hugo Valter Lisboa Ramos. Ele destaca que o motivo principal do desenvolvimento de lesões ou doenças das cordas vocais é o abuso da voz, como gritar, tossir e pigarrear. “O consumo de álcool e cigarro é a principal causa que leva ao desenvolvimento do câncer de laringe”, acrescenta. O Brasil está entre os países com maior incidência da doença no mundo.

Para fazer esse trabalho de conscientização, os organizadores da campanha pretendem exibir imagens e resultados de exames de laringes saudáveis e doentes, ao mesmo tempo em que explicarão como a voz funciona, como se desenvolve uma lesão ou doença das cordas vocais e os principais sintomas de que as cordas vocais podem estar doentes. Além disso, a equipe trabalhará com a identificação de alterações da voz nas pessoas que se dirigirem ao local.

A Campanha Nacional da Voz no HC será realizada por otorrinolaringologistas e fonoaudiólogos do serviço de Otorrinolaringologia do hospital e terá o apoio dos acadêmicos da Liga de Otorrinolaringologia, formada por estudantes do terceiro ao quinto ano do curso de Medicina da UFG.

Campanha Nacional da Voz

A 16ª Campanha Nacional da Voz, de iniciativa da ABLV, trará este ano um extenso material informativo, como banners, fôlders, cartazes e spots gravados com a dupla sertaneja Fernando e Sorocaba, para a divulgação da campanha. Nos materiais, estarão contidas informações sobre os tipos de abusos da voz que acarretam o desenvolvimento de lesões e doenças das cordas vocais, os principais sintomas de que as cordas vocais estão doentes e os principais tratamentos oferecidos para cada caso.

Source: Ascom/HC/UFG

Categories: última hora HC/UFG Campanha Nacional da Voz