Conexões - TV UFG

Debate do programa "Conexões" abordará a Comissão Nacional da Verdade

Em 03/04/14 12:35.

Edição apresentará o caso de Marcos Antônio Dias, jovem de 15 anos que desapareceu no início de 1970 em Goiás

O Golpe Militar no Brasil é novamente tema do "Conexões". Neste sábado, 5 de abril, o programa tratará sobre a Comissão Nacional da Verdade, criada pelo governo federal em 2011 para investigar as violações dos direitos humanos ocorridas entre 18 de setembro de 1946 e 5 de outubro de 1988. O "Conexões" é exibido aos sábados, às 20h15, com horários alternativos nos domingos e segundas-feiras, também às 20h15.

Para debater sobre o tema, o programa terá a participação de Egmar de Oliveira, presidente da Comissão da Verdade da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Goiás; Renato Dias, jornalista e irmão de desaparecido político, e de Romualdo Pessoa, professor do Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa) da UFG e autor do livro Guerrilha do Araguaia.

O debate abordará a importância das investigações conduzidas pela Comissão Nacional da Verdade e a questão sobre as punições dos torturadores e assassinos de cidadãos brasileiros. A comissão não tem a função de julgar ou condenar os violadores dos direitos humanos, mas deverá entregar até dezembro de 2014 um relatório com as conclusões e as recomendações levantadas durante sua atuação. 

Renato Dias, convidado do debate, falará sobre o desaparecimento de seu irmão Marcos Antônio Dias, militante do grupo VAR-Palmares. Marcos Antônio desapareceu aos 15 anos de idade, no início do ano 1970, e é considerado o mais jovem desaparecido político brasileiro. O programa tratará ainda sobre a Guerrilha do Araguaia, um dos principais movimentos de resistência ao regime militar que também é objeto de investigação da Comissão Nacional da Verdade.

A TV UFG é exibida no canal 14 em sinal aberto e no canal 13 da NET-Goiânia. O programa também pode ser assistido pela internet, no mesmo horário de exibição na TV, no site www.tvufg.org.br