Debate sobre os 50 anos do Golpe Militar no Brasil

"Conexões" promove debate sobre os 50 anos do Golpe Militar no Brasil

Sur 25/03/14 15:51.

Professores discutem sobre a influência do regime militar na política atual em programa produzido pela TV UFG e Ascom

O “Conexões”, programa jornalístico da TV UFG, completa nesta semana seu centésimo episódio e promove, juntamente com a equipe do Jornal UFG, um debate especial sobre os 50 anos do Golpe Militar no Brasil. A mesa-redonda será exibida neste sábado, 29 de março, às 20h15, com horários alternativos no domingo e na segunda-feira, também às 20h15. O debate também foi tema do Jornal UFG deste mês, confira aqui.

Na ocasião, os professores Noé Freire, da Faculdade de História (FH), e Pedro Célio, da Faculdade de Ciências Sociais (FCS), ambos da UFG, refletiram sobre o impacto da ditadura militar na história do país. Os convidados falaram sobre as condições sociais e políticas em 1964, a participação de potências econômicas internacionais e de parte da sociedade civil no Golpe Militar e a resistência dos movimentos de esquerda. A discussão também abordou a influência da ditadura militar na política atual e a criação da Comissão Nacional da Verdade, iniciativa do governo federal para investigar crimes ocorridos durante esse período.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA
A TV UFG também exibe dois programas especiais da TV Brasil em memória aos 50 anos do Golpe Militar. A série Resistir é preciso, produzida em parceria com o Instituto Vladimir Herzog, resgata em dez episódios a trajetória da imprensa brasileira contra o regime militar e está sendo exibida de segunda a sexta, às 19h30.

Já a série de cinco episódios Advogados contra a ditadura, exibida de segunda a sexta, às 23h30, fala sobre o papel da Justiça Militar durante o regime e homenageia os advogados que atuaram na defesa de presos políticos.

A TV UFG (www.tvufg.org.br) é exibida no canal 14 em sinal aberto e no canal 13 da NET-Goiânia.

Catégories: última hora Debate Ditadura