Mesa-redonda discute a Universidade do Século XXI
Evento organizado pela Faculdade de Comunicação e Informação (FIC) é parte da semana de integração do calouro
Estudantes na semana de integração do calouro
Texto: Águita Araújo
Fotos: Adriana Cristina da Silva
Na manhã desta quarta feira, 19 de março, ocorreu a abertura do semestre letivo/2014 da Faculdade de Comunicação e Informação (FIC) com a mesa-redonda A Universidade do Século XXI, no auditório da Biblioteca Central. O coordenador-geral do Instituto de Estudos Brasil-Europa (IBE) da USP, Moacyr Martucci Júnior, o ex-reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, e o diretor da FIC, Magno Medeiros, compuseram a mesa.
Iniciando o evento, a vice-diretora da FIC, Eliany Alvarenga de Araújo, apresentou os convidados e abriu a mesa para troca de informação. Moacyr Martucci Júnior introduziu a questão da universidade atual e falou sobre a necessidade de renovar os métodos de ensino aplicados hoje nas instituições superiores. De acordo com o diretor-geral do IBE, os professores das universidades devem estar preparados para um ensino que incentive o estudante a criar conhecimentos em vez de apenas reproduzi-los.
Coordenador-geral do Instituto de Estudos Brasil-Europa (IBE) da USP, Moacyr Martucci Júnior
Neste sentido, Moacyr Martucci Júnior explicou que a pesquisa é um dos principais elementos para se formar profissionais com capacidade de lidar com a complexidade social. Além disso, ele destacou a necessidade de se praticar a transdisciplinaridade nas universidades, uma vez que várias áreas do conhecimento são interdependentes.
Ex-reitor da UFG, Edward Madureira Brasil
Edward Madureira trouxe dados que dizem respeito à presença nas universidades públicas. Apresentado o resultado do senso escolar de 2010, no qual consta que apenas 25,8% de estudantes do ensino superior são da rede pública, o ex-reitor alertou sobre a urgência de se investir no desenvolvimento das universidades públicas. Ao final de seu discurso, ele explicou sobre os papéis dessa instituição, que envolvem a relação da educação superior com a sociedade.
Diretor da FIC, Magno Medeiros
Ao final, Magno Medeiros trouxe um apanhado histórico sobre os métodos de ensinos nas universidades e levantou questões a respeito de mudanças de paradigmas e a necessidade de se respeitar as diferenças. Além disso, o diretor da FIC apresentou alguns dados que mostram o crescimento da unidade no quadro de professores, técnico-administrativos e estudantes.
Source: Ascom
Categories: última hora Fic
