Voluntariado do HC lança banner e selo comemorativo de 15 anos
Evento foi realizado nesta quarta-feira, 13 de março, em comemoração aos 15 anos de serviço do Voluntariado. Autoridades do HC, instituições parceiras e voluntários celebraram juntos
Em 2014, o Voluntariado do Hospital das Clínicas da UFG completa 15 anos de atividades. Para celebrar essa data especial, os voluntários do HC se reuniram na tarde desta quarta-feira, 13 de março, para o lançamento do banner e do selo comemorativo dos 15 anos do Voluntariado. O evento reuniu autoridades do HC/UFG e representantes de instituições parceiras do Voluntariado, como o Lions Clube Goiânia Buritis.

Coordenadora do Voluntariado do HC, Coracilde da Silva Matos, realiza discurso no lançamento do banner e do selo comemorativo
Os diretores do HC, Luiz Arantes Resende (diretor técnico) e Alexandrina Nogueira Adorno (diretora de Gestão de Pessoas), o pró-reitor de Assuntos da Comunidade Universitária (Procom) da UFG, Elson Ferreira de Moraes, a coordenadora do Voluntariado, Coracilde da Silva Matos, e a representante do Lions Clube Goiânia Buritis, Tânia Cassimiro, fizeram juntos o descerramento do banner e a apresentação do selo comemorativo de 15 anos. O momento foi marcado pelos aplausos dos voluntários.

Descerramento do banner e a apresentação do selo comemorativo de 15 anos
Em seguida, a mesa diretiva discursou sobre a importância do trabalho voluntário para o HC. Coracilde da Silva destacou que completar 15 anos de serviço voluntário não é fácil. “Normalmente, um trabalho voluntário não é fácil, não exige continuidade e, por isso, nunca alcança todo esse tempo”, disse. E completou: “Conseguir manter um grupo de pessoas dedicadas e comprometidas com aquilo que se propõem a fazer é uma tarefa que requer muita perseverança e habilidade. Para lidar com o ser humano, e ainda de forma voluntária, tem que ter o coração aberto e jamais pensar em si próprio. Tem que saber entender o outro, ter paciência, ser solidário e, acima de tudo, ter coragem para ajudar a salvar vidas”. Por essas razões, Coracilde da Silva agradeceu a todos os voluntários que, durante todos esses anos, dedicaram parte de seu tempo e prestaram sua solidariedade aos pacientes do HC.

Coracilde da Silva
Tânia Cassimiro também mencionou sobre a dificuldade de manter o serviço voluntário por tanto tempo e afirmou que admira o trabalho desempenhado pela Coracilde da Silva no HC.
Alexandrina Adorno lembrou um dos mandamentos de Deus, “Amai ao próximo como a ti mesmo”, dizendo que ser voluntário é cumprir esse mandamento. “Vocês deixam suas casas, suas famílias, para estarem aqui.” A diretora também destacou a importância do Voluntariado para o HC. “Vocês recebem nossos pacientes com todo carinho e amor. Semeiam somente coisas boas e seus frutos só podem ser bons também”, elogiou.
Luiz Arantes Resende disse que se sente honrado com o trabalho do Voluntariado e reconheceu a importância dos voluntários para o hospital. “O HC presta o seu reconhecimento e agradecimento por tudo o que vocês, voluntários, fazem e já fizeram para os nossos pacientes.” Por fim, Elson Ferreira de Moraes destacou que os voluntários têm o importante papel de levantar a autoestima daqueles que se encontram doentes, o que é fundamental para a sua recuperação.

Voluntários acompanham cerimônia
Atividades do Voluntariado
Fundado em 04 de janeiro de 1999, pela diretoria geral do HC, na gestão do professor Rodopiano de Souza Florêncio, o Voluntariado do Hospital das Clínicas tem atualmente mais de trezentos voluntários, que realizam diversas atividades, seja diretamente em contato com os pacientes, por meio do trabalho de orientação aos pacientes ambulatoriais e visitas às clínicas de internação, seja em atividades indiretas, como a confecção de trabalhos manuais e a exposição em feiras e bazares para a arrecadação de renda, que é revestida em materiais de uso e necessidade dos pacientes do HC/UFG.
Source: Ascom HC
