jaburu

Museu Antropológico da UFG será homenageado no Troféu Jaburu 2013

On 02/07/14 15:34 .

Diploma de destaque cultural do ano será concedido pela pesquisa: “Bonecas Karajá: arte, memória e identidade indígena no Araguaia”

Na próxima quarta-feira, dia 12 de fevereiro, será realizada a cerimônia de entrega do Prêmio Jaburu 2013, às 20h, no Palácio das Esmeraldas.

Anualmente, o Conselho Estadual de Cultura (CEC-GO) realiza uma sessão aberta com o objetivo de homenagear e reconhecer o mérito de personalidades e instituições que se destacam por sua atuação no meio cultural, no âmbito do Estado. Criado por lei no fim da década de 1970 e entregue pela primeira vez à Cora Coralina, em 1980, o Troféu Jaburu (escultura em bronze de autoria da artista Neuza Moraes) é considerado a mais distinta comenda que o Governo de Goiás concede aos nomes e valores da cultura goiana. A solenidade será presidida pelo governador do Estado de Goiás.

Entre as mais relevantes homenagens desta edição, está o reconhecimento do trabalho desenvolvido por membros do Museu Antropológico da UFG (Manuel Ferreira Lima Filho, Nei Clara de Lima, Rosani Moreira Leitão, Telma Camargo da Silva e Maíra Torres Corrêa - historiadora da Superintendência do IPHAN em Goiás), que integraram a equipe de pesquisadores responsável pela pesquisa “Bonecas Karajá: arte, memória e identidade indígena no Araguaia”, que tinha como objetivo levantar informações etnográficas sobre o povo Karajá e, em especial, sobre o ofício e o modo de fazer a boneca cerâmica ritxòkò. Tal pesquisa subsidiou o pedido de registro desse bem como patrimônio cultural imaterial brasileiro, aprovado no ano de 2012. Rosani Leitão afirma, “esse diploma de destaque cultural reflete não apenas o reconhecimento do nosso trabalho, mas também a visibilidade política dos Karajá, após o registro das bonecas de cerâmica como patrimônio cultural”.

Para saber mais sobre o Troféu, acesse o link

jaburu

(Foto: Wagmar Alves - Fonte: Jornal PUC Notícias)