Secretaria Estadual de Saúde de Goiás e UFG assinam protocolo de cooperação técnica
O protocolo de intenções tem por objetivo estabelecer a cooperação entre ambas as partes no âmbito da informação e informática em saúde
O reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira Brasil, e o secretário de Estado da Saúde (SES-GO), Antonio Faleiros, assinaram nesta quinta-feira, dia 26 de dezembro, no Câmpus Samambaia, em Goiânia, o protocolo de intenções que tem por objetivo estabelecer a cooperação entre ambas as partes no âmbito da informação e informática em saúde. A partir dessa iniciativa, será possível promover a estruturação e o delineamento de diretrizes para integração da informação em saúde no Estado de Goiás, formação de recursos humanos e desenvolvimento de pesquisa e produtos.

O protocolo foi assinado pelo reitor Edward Madureira Brasil e pelo secretário de Estado Antônio Faleiros
A parceria prevê o fortalecimento da infraestrutura das duas instituições, por meio da parceria de recursos disponíveis em cada uma delas; a otimização da capacidade de produção e disseminação de conhecimento resultante de projetos de pesquisa, desenvolvidos em parceria pelas instituições; a inserção e ampliação do conteúdo produzido nos programas de pós-graduação Lato Senso e no fortalecimento da estratégia de e-Saúde estadual (saúde eletrônica).
O acordo firmado entre SES-GO e UFG prevê a estruturação e o desenvolvimento de programas de capacitação na área de Tecnologia da Informação e Comunicação em saúde (TIC), com prioridade para a formação de equipes para a rede pública de saúde e para a UFG; a cooperação no desenvolvimento de sistemas informatizados voltados para os processos de informação em saúde; a colaboração na discussão e no estabelecimento de diretrizes para a construção da estratégia de e-Saúde no Estado de Goiás, e o fortalecimento da Rede Interagencial de Informações para a Saúde - RIPSA Goiás.
Integrantes da Comissão de Governança da Informação em Saúde (CGIS-UFG) durante reunião antes da assinatura do protocolo
Segundo o professor do Instituto de Informática da UFG, Fabio Lucena, que é membro da Comissão de Governança da Informação em Saúde da UFG, neste momento, a universidade está envolvida na concepção de e-Saúde para Goiás, o que inclui a desejada interoperabilidade entre sistemas de informação em saúde, amplamente promovida pela política nacional de informação e informática em saúde. “É cada vez maior a necessidade de interação entre sistemas da saúde com amplos benefícios para a saúde. Adquirimos o know-how para fazer essa ponte”, explica.
Para o professor, este assunto ter emergido neste momento é muito importante, pois a UFG tem plena capacidade de cooperar tecnicamente neste trabalho. “Creio que essa cooperação será ampla, deve ser aprimorada com o tempo e tende a melhorar cada vez mais com a troca de conhecimento”, ressalta.
O reitor eleito, Orlando Afonso Valle do Amaral, que assumirá o cargo em Janeiro de 2014, também acompanhou a reunião
资源: CGIS-UFG
类别: Última hora
