OBEC - UFG imagem de notícia

Lançado o Observatório de Economia Criativa do Estado de Goiás

En 16/12/13 16:58 .

Evento contou ainda com o lançamento do novo Portal UFG

Texto: Júlia Mariano com informações de Cleomar Rocha

Fotos: Vinícius de Morais

No dia 12 de dezembro de 2013, ocorreu o lançamento do Observatório Estadual de Economia Criativa (Obec) – Goiás, sediado no Media Lab/UFG, sob a coordenação dos professores Cleomar Rocha (FAV e Media LAB) e Flavia Cruvinel (Emac e Proec).

obec 3

Cleomar Rocha, coordenador do Obec Goiás

A missão do Observatório é mapear em quatro anos a economia criativa no Estado, identificando quantitativa e qualitativamente as áreas e as contribuições para a economia estadual. A metodologia de pesquisa está sendo formatada e será alinhada para todos os Obec's. A perspectiva é que sejam instalados 26 Obec's estaduais, sendo um por macrorregião brasileira, com exceção da região Centro-Oeste, que terá dois, um sediado na UFG e outro na UnB. Seis dos observatórios estaduais já estão em processo de implantação (sediados na UFRG, UFBA, UnB, UFF, UFMA e UFG). A verba para as pesquisas realizadas pelo Obec Goiás serão oriundas do MinC e UFG.

obec 5

Flavia Cruvinel, coordenadora do Obec Goiás

No lançamento, realizado no Centro Cultural UFG, estiveram presentes representantes do Ministério da Cultura (MinC), da Secretaria Estadual de Cultura e da Secretaria Municipal de Cultura, parceiros do Obec Goiás. Na abertura, houve uma apresentação musical de Vitor Noah - violão e Rosedália de Oliveira - canto, com canções do compositor espanhol Manuel de Falla. O Hino Nacional foi executado em piano pela pianista, professora da Emac e secretária municipal de cultura, Glacy Antunes de Oliveira.

obec 1

Vitor Noah – violão e Rosedália de Oliveira - canto, apresentando canções do compositor espanhol  Manuel de Falla

obec  2

Glacy Antunes de Oliveira, executando o Hino Nacional

Luiz Antônio Gouveia, diretor de desenvolvimento e monitoramento da Secretaria da Economia Criativa do MinC disse que enxerga em Goiás um dos melhores modelos de Observatório no Brasil, por contar com o apoio do Estado de Goiás e do município de Goiânia. “Com certeza isso sinaliza um êxito em suas articulações”, assegurou Luiz Antônio Gouveia.

Durante o evento, foi lançado o novo Portal UFG, criado por uma comissão com representantes da Ascom, Cercomp e Media Lab. Também foi realizada a liberação do código fonte do Weby, sistema de gerenciamento de conteúdo dos sites da UFG.

Foram apresentadas ainda a instalação “Sobrevoos”, que conta com um quadricóptero com um óculos dotado de head tracking, e a instalação interativa “Espante os corvos de Van Gogh”, ambas produções do Media Lab.

obec  6

Reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, participando da Instalação Sobrevoos

Fuente: Ascom UFG

Categorías: Última hora