reconhecimento 02

Reunião do Consuni UFG foi marcada por reconhecimentos e despedidas

Em 16/12/13 09:49.

Durante reunião do Conselho Universitário (Consuni), foram entregues mais de 100 certificados à comunidade universitária referentes à produção acadêmica de destaque nacional e internacional

A reunião do Conselho Universitário (Consuni), realizada dia 13 de dezembro, foi especial para a comunidade acadêmica. Os certificados foram entregues a professores, estudantes e técnico-administrativos que realizaram pesquisas de destaque nacional e internacional entre novembro de 2012 e outubro de 2013.

reconhecimento 02

O reconhecimento da comunidade externa para a produção científica da UFG foi respaldado com 112 certificados entregues a professores, estudantes e técnico-administrativos que atuam nas diversas áreas do conhecimento. Na ocasião, também foram entregues as menções honrosas do 11° Prêmio UFG de Iniciação Científica e o Primeiro Prêmio UFG de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação para três estudantes e aos seus respectivos professores orientadores. Os prêmios contemplaram trabalhos realizados por estudantes nas áreas: Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências da Saúde; Ciências Sociais Aplicadas; Engenharias; Linguística, Letras e Artes.

O reitor Edward Madureira Brasil lembrou que a iniciativa de criar essas premiações teve o objetivo de incentivar o interesse pela pesquisa e lembrou que programas de incentivo à iniciação científica são iniciativas genuinamente brasileiras, cujo impacto para a formação de pesquisadores é essencial. “Posso afirmar que, hoje, grande parte dos professores da universidade passou também pela iniciação científica”, disse.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFG, Divina das Dores de Paula Cardoso, avaliou a importância do reconhecimento das pesquisas da UFG junto à comunidade externa: “Essas premiações foram dadas pela comunidade externa, em reconhecimento ao valor do que é feito na Universidade”, concluiu a pró-reitora.

Edward Madureira Brasil lembrou também a significativa contribuição da comunidade acadêmica dos câmpus fora de sede para a elevação do nível das pesquisas da UFG. “Fico feliz por perceber que a cada ano é maior a participação de estudantes dos câmpus fora de sede”. “A qualidade do que é feito nestes câmpus é a mesma e isso nos enche de orgulho, afirmou.

Para a professora Maria Helena de Paula, do Câmpus Catalão, os programas de iniciação científica também contribuem com as ações afirmativas: “É muito digno orientar estudantes que entram por meio de ações afirmativas, porque eles têm uma garra incrível e isso é muito relevante, pois dignifica, sobretudo, esses estudantes”, concluiu.

Despedida

Discursos emocionados também marcaram a despedida da equipe que esteve à frente da Reitoria por oito anos. Após este período como reitor da UFG, Edward Madureira Brasil passará o cargo para o professor Orlando Afonso Valle do Amaral, no dia 06 de janeiro, que receberá uma universidade transformada pela expansão proporcionada pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). “Agradeço às unidades acadêmicas que atenderam ao chamado da Reitoria e hoje verificamos o maior resultado do Reuni de todo o Brasil”, declarou Edward Madureira Brasil muito emocionado. Na fala dos pró-reitores que o acompanharam durante os dois mandatos, muitos agradecimentos e o reconhecimento de um trabalho realizado em equipe.

Clique nos links abaixo e confira a lista de premiados:

I Prêmio UFG de Iniciação em desenvolvimetno tecnológico e inovação

XI Prêmio UFG de Iniciação Científica