Inauguração do Laboratório de Geotecnia Professor José Camapum de Carvalho
O laboratório será inaugurado no dia 4 de dezembro, às 16h30, na Escola de Engenharia Civil da UFG
Será realizada no dia 4 de dezembro de 2013, às 16h30, na Escola de Engenharia Civil da UFG, a inauguração do Laboratório de Geotecnia Professor Camapum de Carvalho.
Com recursos advindos da Petrobras e da UFG, o Laboratório de Geotecnia foi reformado e ampliado para incorporar, além do Laboratório de Mecânica dos Solos, os Laboratórios de Asfalto e de Solos Não Saturados. Com isso, a Escola de Engenharia Civil da Universidade Federal de Goiás se torna apta para fazer parte da Rede Temática de Asfalto, vinculada à Agência Nacional de Petróleo, e realizar pesquisas avançadas na área de Geotecnia. Além da obra física, o projeto contemplou também a compra de equipamentos para o estudo de ligantes e misturas asfálticas, o que proporcionará a análise dos materiais utilizados na região e a futura contribuição para o desenvolvimento do novo método brasileiro de dimensionamento de pavimentos asfálticos.
Os recursos investidos pela Petrobras foram administrados pela Fundação de Apoio à Pesquisa da UFG, os projetos e a gestão da obra foram realizados pelo Centro de Gestão do Espaço Físico da UFG e a obra foi executada pela Ábaco Construtora Ltda.
Com a conclusão dessa primeira parceria, aproveita-se a oportunidade para reconhecer a contribuição de professores, pesquisadores e profissionais para a área de Geotecnia desde a criação da Escola de Engenharia: José do Couto Dafico Filho, Osvaldo Luiz Valinote, Wilson Luiz da Costa e Márcia Mara de Oliveira. Em especial, o nome do professor José Camapum de Carvalho dado ao laboratório é uma maneira singela de agradecer a esse honrado pesquisador goiano todo o apoio para a consolidação do grupo de pesquisa da UFG, às parcerias em grandes projetos, que resultaram em equipamentos para a instituição, publicação de livros, realização de eventos regionais, e pela relevante contribuição técnico-científica ao estudo dos solos tropicais, colocando o Centro-Oeste brasileiro em destaque internacional.

资源: Lilian Ribeiro de Rezende
