O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

UFG concede título de Servidor Emérito a Winston Garcia

Em 26/11/13 15:17.

Honraria foi concedia pelos relevantes serviços prestados à UFG em mais de três décadas de trabalho

Texto: Júlia Mariano

Fotos: Carlos Siqueira

Com o auditório do Centro de Aulas D lotado de servidores técnico-administrativos e professores da UFG, Winston Garcia, servidor técnico-administrativo aposentado da UFG, recebeu, na última sexta-feira (22/11), o título de Servidor Emérito. Ele foi o segundo servidor da instituição a receber essa honraria. O título foi outorgado pelo Conselho Universitário (Consuni) por meio da Resolução 33/2013 em reconhecimento à sua dedicação e ao seu trabalho como gestor do Departamento do Pessoal da UFG e servidor da UFG.

A mesa diretiva foi composta pelo reitor da Universidade Federal de Goiás, Edward Madureira Brasil, pelo vice-reitor, Eriberto Francisco Beviláqua Marin, pelo pró-reitor de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos, Jeblin Antônio Abraão, pela Coordenadora Geral do Sindicato dos Trabalhadores em Instituições de Ensino Superior seção Goiás (Sint-Ifesgo), Fátima dos Reis, pela diretora do Departamento do Pessoal, Maruska Vaz Sansaloni, e pelos ex-reitores professor Ary Monteiro do Espírito Santo, professora Maria do Rosário Cassimiro, professora Milca Severino Pereira e pelo ex-vice-reitor professor Benedito Ferreira Marques.

Coube ao filho do homenageado, Wiler de Oliveira Garcia, saudá-lo em nome da família. Com um discurso repleto de agradecimentos, Wiler Garcia apresentou a história de vida de seu pai, batizado como Winston em homenagem ao glorioso primeiro ministro inglês. Winston Garcia é o caçula de uma família de 11 filhos. Nascido na zona rural do município de Piranhas, perdeu o pai quando ainda era bebê e a mãe quando tinha apenas 9 anos. Wiler Garcia comentou sobre a junção entre a história de vida do seu pai e a UFG nas últimas três décadas, sobre o casamento de seu pai com sua mãe, também servidora da UFG, e sobre a dedicação dele à UFG, sem, contudo, deixar a família de lado.

Feliz e honrado em ser o convidado a realizar a saudação ao homenageado em nome da comunidade universitária, o ex-vice-reitor Benedito Ferreira Marques, de forma bem humorada e utilizando metáforas, contou fatos e questões marcantes da vida e da profissão de Winston Garcia. Benedito Marques elogiou o trabalho prestado pelo servidor na UFG, mas o que mais impressionou o ex-vice-reitor foi saber que Winston Garcia, que se dedicou com muito amor à UFG, aposentou-se, precocemente, para ceder lugar para que outra pessoa, que estivesse esperando uma vaga na UFG, pudesse ter a oportunidade que ele teve de trabalhar na instituição. “Eis o humanismo puro: não se aposentou para ficar assistindo aos jogos de futebol, pensou em alguém que ele não conhece. Este é o Winston que todos nós conhecemos!”, finalizou o ex-vice-reitor, ressaltando o merecimento do título de Servidor Emérito ao Winston Garcia. 

A coordenadora geral do Sint-Ifes, Fátima dos Reis, considerou o título uma vitória, por ser o segundo técnico-administrativo a receber essa conquista, o que significa, para ela, uma valorização do servidor público técnico-administrativo. “Isso para a gente tem uma representatividade muito grande e é uma valorização do servidor”. Ela lembrou que os dois servidores da UFG que receberam esse título trabalharam no Departamento do Pessoal, ressaltando a importância desse departamento. “O DP é o primeiro local onde o servidor chega à UFG e onde toda a sua vida fica registrada”, explicou Fátima dos Reis. A coordenadora geral do Sint-Ifes ainda observou que Winston Garcia lida bem com todos que estão na UFG, tratando todos da mesma forma. “O Winston tem a única característica indispensável para exercer a função de diretor do DP de uma universidade que tem uma diversidade como a nossa: gostar de gente! A universidade é feita de gente e o Winston tem essa compreensão!” Ela finalizou lamentando a aposentadoria do servidor e pedindo para que ele não abandonesse a UFG.

Winston Garcia fez um discurso repleto de agradecimentos. Inicialmente, agradeceu a Deus, seus pais e irmãos, sua esposa e seus filhos.  Ele também agradeceu ao reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, pela proposição do título honorífico que acabava de receber de suas mãos, apontando ter sido uma grande honra servir ao seu reitorado. Em sua lista de agradecimentos, ele não se esqueceu dos ex-reitores, pelas oportunidades oferecidas a ele e nem mesmo dos seus colegas de setor, do Sint-Ifes e da Adufg. “O que a minha querida Universidade Federal de Goiás me proporciona nessa cerimônia é mais do que a conquista de um título. Recebo esse título com humildade, pois percebo como um gesto amável, traduzido pelo reconhecimento pelos trabalhos que executei, com a consciência de que estava apenas cumprindo o meu dever”, declarou Winston Garcia. “Conheci um professor, que passou pela vice-reitoria [referindo-se ao professor Benedito Ferreira Marques] que dizia: tudo o que se faz com amor dá certo! Foi o que tentei fazer na minha vida, no cumprimento do meu dever de fazer o certo e não me afastar da retidão, dos princípios éticos (...) mas entendia que a rigidez legal não inibiria a ternura”, finalizou.

O reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, finalizou a cerimônia dizendo que era uma honra conduzir uma cerimônia tão emocionante e declarou ser um privilégio fazer aquele reconhecimento conquistado no trabalho diário, na dedicação, no amor pela UFG e no respeito às pessoas. Ele agradeceu ao Winston Garcia pelos serviços prestados, disse que foi um privilégio contar com ele como chefe do Departamento do Pessoal e afirmou que ele ajudou a construir a UFG. Ele ressaltou a simplicidade, a alegria e o sorriso com que ele sempre recebia as pessoas. “Dificilmente conseguiríamos reunir pessoas tão diferentes, de tantas unidades acadêmicas, de tantos órgãos, tantos professores e tantos funcionários em uma solenidade na UFG. Só o Winston consegue fazer isso, com seu espírito agregador”, declarou Edward Madureira. Ele disse, ainda, que o homenageado consegue agregar nele os quatro pilares que ele e o professor Benedito Marques cunharam quando elaboraram a campanha à Reitoria em 2005: “humanismo, ética, transparência e trabalho. E, por isso, é um orgulho ter você como Servidor Emérito da UFG”, finalizou o reitor.

Durante a cerimônia, a presidente do Sindicato dos Docentes da Universidade Federal de Goiás (Adulfg), Rosana Borges, também homenageou Winston Garcia, entregando-lhe uma placa de homenagem.

Histórico na UFG

Winston Garcia entrou na UFG em 1978 e se aposentou em 2012. Durante esses anos, ocupou vários cargos, funções e participou de diversas comissões: foi assessor do Departamento do Pessoal (DP), substituto do diretor do DP, diretor da Divisão de Material e Patrimônio (DMP), membro da Comissão de Ética, da Comissão Permanente de Acumulação de Cargos, da Comissão de implantação da jornada de 30 horas em turno único, da Comissão Interna de PCCTAE, entre outras.

 

Para ver mais fotos da cerimônia, clique aqui

 

winston1

winston2

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.