Educação Física
| Curso | Educação Física |
Área de conhecimento: Ciências Humanas
Duração: 8 semestres
Autorização/Reconhecimento: Port. MEC 1811, de 27/12/94
Unidade responsável: FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA (FEF) - www.fef.ufg.br
| Opções de oferta |
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Modalidade
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Habilitação
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Turno
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Cidade
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Matutino
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Goiânia
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| Licenciatura |
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Integral
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Goiânia
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| Licenciatura |
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Matutino
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Jataí
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| Licenciatura |
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Matutino
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Catalão
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| Bacharelado | - | Noturno | Jataí |
| Perfil |
O perfil do egresso que o curso de Educação Física pretende formar é de professor para atuar na Educação Básica com capacidade para agir nas diferentes manifestações e expressões culturais do movimento humano, com ênfase na produção de conhecimento e fomento da intervenção acadêmico-profissional no sistema educacional básico, no esporte educacional e nas práticas educativas de saúde e lazer social que interagem historicamente, no cotidiano com a escola, com a cultura e com a sociedade
O curso de licenciatura plena em Educação Física tem como objetivo a formação docente pautada no desenvolvimento das seguintes competências e habilidades:
I. atuar e refletir criticamente acerca de sua função formadora, pedagógica, científica, política e social;
II. atuar nos diferentes espaços e dimensões da educação básica dentro da perspectiva da práxis pedagógica e social;
III. desenvolver atitude científica por meio da pesquisa, da reconstrução do conhecimento e de avaliações sócio-culturais do movimento humano, com foco nas diferentes formas de educação corporal, visando a produção e a ampliação do acervo cultural humano;
IV. atuar na gestão de políticas educacionais, no trabalho pedagógico, no ensino, aprendizagem, planejamento e avaliação pedagógica, em projetos educacionais na escola e em outros espaços educativos onde se insere a corporalidade humana;
V. atuar no universo da corporalidade humana na perspectiva do ensino crítico e reflexivo e na produção e reconstrução do saber no âmbito da educação e da cultura;
VI. compreender os métodos de produção de conhecimentos tendo em vista a construção e reconstrução de saberes docentes em educação física;
VII. compreender a complexidade dos processos objetivos e subjetivos de formação e desenvolvimento humanos;
VIII. compreender as relações contraditórias que permeiam o corpo e suas interfaces com a educação, o lazer, a saúde, a estética, a cultura, o mundo do trabalho e a sociedade;
IX. desenvolver autonomia intelectual e profissional possibilitando e fortalecendo a ação interdisciplinar e o trabalho coletivo no contexto da educação e da sociedade.
O currículo possui 3255 horas distribuídas em quatro eixos: a) formação ampliada abrangendo as dimensões do conhecimento que envolve a relação ser humano-sociedade, a dimensão biológica do corpo humano e a produção do conhecimento científico e tecnológico; b) formação específica que abrangerá os conhecimentos identificadores da Educação Física tendo em conta as dimensões culturais do movimento humano, a dimensão técnico-instrumental e a didático-pedagógica; c) atividades complementares que se caracterizam por atividades acadêmico-científico-culturais; d) núcleo livre.
A Faculdade de Educação Física, em Goiânia, oferece ao aluno uma infra-estrutura completa, com pista de atletismo oficial, ginásio de esportes coberto, cinco quadras de esporte, duas piscinas, sala de ginástica, sala de dança, sala de musculação, um centro de lutas e três campos de futebol.
Bacharelado
Os eixos nucleares do curso de Bacharelado em Educação Física têm como referência a produção do conhecimento acadêmico-científico e a intervenção profissional em Educação Física, direcionada aos diferentes espaços e práticas sociais (esporte, lazer, cultura, políticas sociais), com ênfase nas questões que envolvem a saúde humana.
Diante disso o curso de Bacharelado em Educação Física pretende desenvolver competências e habilidades para que o futuro profissional possa:
Atuar criticamente no mundo do trabalho tendo em vista as suas funções educacionais, pedagógicas, científicas, políticas e sociais;
Atuar nos diferentes espaços e dimensões da saúde, educação esportiva e lazer, dentro da perspectiva das práxis pedagógica e social;
Desenvolver a atitude científica por meio da pesquisa, da construção do conhecimento e da ampliação do acervo cultural humano;
Atuar na gestão de políticas de saúde coletiva, esporte, lazer, trabalho docente e em projetos educacionais;
Atuar no universo da cultura do movimento na perspectiva da produção e (re)construção do saber da educação, da educação física e da cultura e saúde;
Desenvolver metodologias de trabalho buscando o avanço dos saberes, das técnicas e da própria produção de conhecimento em Educação Física e saúde;
Compreender as relações que permeiam o corpo em suas interfaces com a educação, a saúde, o lazer, a estética, a cultura e o mundo do trabalho no contexto da sociedade contemporânea;
Participar, assessorar, coordenar, liderar e gerenciar equipes multiprofissionais na definição e operacionalização de políticas públicas nos campos da saúde, do lazer, do esporte, da educação, do ambiente, da cultura e do trabalho;
Incorporar as tecnologias de comunicação e informação como ferramentas mediadoras do processo de ensino e aprendizagem;
Conhecer, dominar, produzir, selecionar, e avaliar os efeitos da aplicação de diferentes técnicas, instrumentos, equipamentos, procedimentos e metodologias em Educação Física e saúde, tanto para a produção como para a intervenção acadêmico-profissional em Educação Física;
Diagnosticar as necessidades de diferentes grupos de pessoas, de modo a planejar, orientar, assessorar, supervisionar, controlar e avaliar projetos e programas de Educação Física, recreativos e esportivos, em uma perspectiva de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde.
Mais informações:
Educação Física Jataí
Coordenador: Profa. Cátia Regina Assis Almeida Leal
Telefone: 64-36068306
e-mail: educajatai@gmail.com
site: http://www.jatai.ufg.br/educacaofisica
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