Educação Física

On 11/01/13 12:41 .
Curso Educação Física

 

Área de conhecimento: Ciências Humanas
Duração: 8 semestres
Autorização/Reconhecimento: Port. MEC 1811, de 27/12/94
Unidade responsável: FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA (FEF) - www.fef.ufg.br

Opções de oferta

 

Modalidade
Habilitação
Turno
Cidade
Licenciatura
-
Matutino
Goiânia
Licenciatura
-
Integral
Goiânia
Licenciatura
-
Matutino
Jataí
Licenciatura
-
Matutino
Catalão
Bacharelado - Noturno Jataí

 

Perfil

O perfil do egresso que o curso de Educação Física pretende formar é de professor para atuar na Educação Básica com capacidade para agir nas diferentes manifestações e expressões culturais do movimento humano, com ênfase na produção de conhecimento e fomento da intervenção acadêmico-profissional no sistema educacional básico, no esporte educacional e nas práticas educativas de saúde e lazer social que interagem historicamente, no cotidiano com a escola, com a cultura e com a sociedade

O curso de licenciatura plena em Educação Física tem como objetivo a formação docente pautada no desenvolvimento das seguintes competências e habilidades:

I. atuar e refletir criticamente acerca de sua função formadora, pedagógica, científica, política e social;

II. atuar nos diferentes espaços e dimensões da educação básica dentro da perspectiva da práxis pedagógica e social;

III. desenvolver atitude científica por meio da pesquisa, da reconstrução do conhecimento e de avaliações sócio-culturais do movimento humano, com foco nas diferentes formas de educação corporal, visando a produção e a ampliação do acervo cultural humano;

IV. atuar na gestão de políticas educacionais, no trabalho pedagógico, no ensino, aprendizagem, planejamento e avaliação pedagógica, em projetos educacionais na escola e em outros espaços educativos onde se insere a corporalidade humana;

V. atuar no universo da corporalidade humana na perspectiva do ensino crítico e reflexivo e na produção e reconstrução do saber no âmbito da educação e da cultura;

VI. compreender os métodos de produção de conhecimentos tendo em vista a construção e reconstrução de saberes docentes em educação física;

VII. compreender a complexidade dos processos objetivos e subjetivos de formação e desenvolvimento humanos;

VIII. compreender as relações contraditórias que permeiam o corpo e suas interfaces com a educação, o lazer, a saúde, a estética, a cultura, o mundo do trabalho e a sociedade;

IX. desenvolver autonomia intelectual e profissional possibilitando e fortalecendo a ação interdisciplinar e o trabalho coletivo no contexto da educação e da sociedade.

O currículo possui 3255 horas distribuídas em quatro eixos: a) formação ampliada abrangendo as dimensões do conhecimento que envolve a relação ser humano-sociedade, a dimensão biológica do corpo humano e a produção do conhecimento científico e tecnológico; b) formação específica que abrangerá os conhecimentos identificadores da Educação Física tendo em conta as dimensões culturais do movimento humano, a dimensão técnico-instrumental e a didático-pedagógica; c) atividades complementares que se caracterizam por atividades acadêmico-científico-culturais; d) núcleo livre.

A Faculdade de Educação Física, em Goiânia, oferece ao aluno uma infra-estrutura completa, com pista de atletismo oficial, ginásio de esportes coberto, cinco quadras de esporte, duas piscinas, sala de ginástica, sala de dança, sala de musculação, um centro de lutas e três campos de futebol.

Bacharelado

O curso de Bacharelado em Educação Física tem como propósito articular o ensino, a pesquisa e a extensão, visando a formação profissional para a atuação na área da saúde. Durante o curso são desenvolvidos conteúdos e atividades sistematizadas, voltados aos serviços de saúde, visando a inserção dos futuros profissionais em equipes multidisciplinares, tendo como metas à promoção da saúde e da qualidade de vida, bem como a prevenção e o tratamento de doenças, especialmente as de caráter crônico e de saúde pública.
Os eixos nucleares do curso de Bacharelado em Educação Física têm como referência a produção do conhecimento acadêmico-científico e a intervenção profissional em Educação Física, direcionada aos diferentes espaços e práticas sociais (esporte, lazer, cultura, políticas sociais), com ênfase nas questões que envolvem a saúde humana.
Diante disso o curso de Bacharelado em Educação Física pretende desenvolver competências e habilidades para que o futuro profissional possa:
Atuar criticamente no mundo do trabalho tendo em vista as suas funções educacionais, pedagógicas, científicas, políticas e sociais;
Atuar nos diferentes espaços e dimensões da saúde, educação esportiva e lazer, dentro da perspectiva das práxis pedagógica e social;
Desenvolver a atitude científica por meio da pesquisa, da construção do conhecimento e da ampliação do acervo cultural humano;
Atuar na gestão de políticas de saúde coletiva, esporte, lazer, trabalho docente e em projetos educacionais;
Atuar no universo da cultura do movimento na perspectiva da produção e (re)construção do saber da educação, da educação física e da cultura e saúde;
Desenvolver metodologias de trabalho buscando o avanço dos saberes, das técnicas e da própria produção de conhecimento em Educação Física e saúde;
Compreender as relações que permeiam o corpo em suas interfaces com a educação, a saúde, o lazer, a estética, a cultura e o mundo do trabalho no contexto da sociedade contemporânea;
Participar, assessorar, coordenar, liderar e gerenciar equipes multiprofissionais na definição e operacionalização de políticas públicas nos campos da saúde, do lazer, do esporte, da educação, do ambiente, da cultura e do trabalho;
 Incorporar as tecnologias de comunicação e informação como ferramentas mediadoras do processo de ensino e aprendizagem;
Conhecer, dominar, produzir, selecionar, e avaliar os efeitos da aplicação de diferentes técnicas, instrumentos, equipamentos, procedimentos e metodologias em Educação Física e saúde, tanto para a produção como para a intervenção acadêmico-profissional em Educação Física;
Diagnosticar as necessidades de diferentes grupos de pessoas, de modo a planejar, orientar, assessorar, supervisionar, controlar e avaliar projetos e programas de Educação Física, recreativos e esportivos, em uma perspectiva de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde.


Mais informações:

Sissilia Vilarinho Neto - sissiliavilarinho@gmail.com - 3521-1236
Coordenadora do Curso de Educação Física, Licenciatura, Presencial da FEF/UFG
 
Eduardo Henrique Rosa Santos - eduardosantosprofessor@gmail.com - 3521-1236
Coordenador do Curso de Educação Física, Bacharelado da FEF/UFG

Ari Lazzarotti Filho - arilazzarotti@gmail.com - 3521-1759
Coordenador do Curso de Educação Física, Licenciatura, EAD da FEF/UFG

Educação Física Jataí
Coordenador: Profa. Cátia Regina Assis Almeida Leal
Telefone: 64-36068306
e-mail: educajatai@gmail.com
site: http://www.jatai.ufg.br/educacaofisica

Related Url: /p/6075-educacao-fisica