logomarca-projetos

On 11/01/13 12:40 .

UFG Projetos

 

HistóriaA Marca Oficial (2007) | Outras Marcas | Projetos | Regulamentos dos Concursos  

Projeto Gemini VIII
Projeto Netuno
Projeto Zeuxis

Projeto Gemini VIII
Cilque para ampliar

AUTOR: LUIZ A. CARMO CURADO

Pseudônimo: Gemini VIII

Com relação ao aspecto gráfico do “emblema”, foi bem considerada a necessidade de grande redução do desenho apresentado, de maneira que por maior que seja referida redução, ele não perde em sua “legibilidade”.

Como comprovação disto, anexamos uma transparência fotográfica, reduzindo o desenho para 2 cm de altura. Percebe-se como ele ainda comporta maior redução; como para o caso de ser usado em distintivos de lapela.

Na “tradução” do colorido para “preto e branco” foram obedecidas às normas da “heráldica”.

Goiânia, 08 de janeiro de 1966


Fonte: Centro de Informação e Documentação Arquivística (CIDARQ) da UFG.

« topo

Projeto Netuno
Clique para ampliar

AUTOR: PYTHAGORAS BARROS DE MORAES

Pseudônimo : NETUNO

Exposição de motivos
Consta de um escudo tendo na parte superior, em letras azuis, a sigla UFG e na parte inferior, em sentido vertical, oito listas, quatro verdes e quatro amarelas, como as do pavilhão goiano, em cujo centro, simbolizando a cultura e o saber, um livro, uma pena e uma esfera armilar ( síntese dos conhecimentos humanos - letras, artes e ciência).

Em cima do o escudo, uma águia de asas abertas, simbolizando a perspicácia, a visão e o espírito altaneiro da juventude que se vê prestes a alçar vôo para as grandes conquistas do saber.

Na base do escudo uma faixa de três dobras com a legenda: “UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS”.

Dos dois lados do emblema, partindo da ponta das faixas dois ramos de louro como galardão que glorifica aqueles que, saindo da UNIVERSIDADE vão, lá fora, engrandecer sua terra, sua pátria e seus semelhantes.

Goiânia, 18 de janeiro de 1966.

Fonte: Centro de Informação e Documentação Arquivística (CIDARQ) da UFG.

« topo

Projeto Zeuxis
Clique para ampliar

AUTOR: PYTHAGORAS BARROS DE MORAES

Pseudônimo: ZEUXIS


Exposição de motivos
O escudo da Universidade Federal de Goiás (UFG) fundamenta-se numa alegoria alusiva as duas épocas de Goiás: a do ouro, riqueza material, e a da cultura intelectual, científica e tecnológica.

a) A época áurea, com fundo amarelo (metade esquerda) focaliza a epopéia do bandeirante que, ao penetrar o sertão para desbrava-lo, buscava na riqueza do solo, ouro e pedras preciosas. Neste fundo amarelo, simbolizando a lenda do Anhanguera, vê-se um recipiente (talvez uma bateia metálica) contendo líquido inflamável, em chamas, estratagema de que lançou mão Bartolomeu Bueno para, atemorizando os silvícolas, ter acesso às jazidas de ouro. Época do ouro em um Goiás ainda inculto.

b) Época da evolução social e do saber, com fundo verde que representa primeiro a esperança e depois a concretização dos anseios da juventude goiana, ávida de conhecimentos para servir sua terra (com uma alegoria ao desenvolvimento intelectual). Uma esfera armilar focaliza o início do estudo do cosmo que resultou na pesquisa que o homem prosseguiu fazendo nas letras, nas artes e na ciência. O livro no qual repousa a esfera é o veículo que leva à humanidade os segredos do conhecimento moderno. O ramo de louro que, partindo do livro contorna parte da esfera, simboliza o galardão a premiar aqueles que no estudo procuram ser homens úteis à pátria e à coletividade.

c) Ao alto do escudo, com fundo azul e letras romanas em branco, vê-se a sigla UFG (Universidade Federal de Goiás).

d) O conjunto das cores principais do escudo, azul, amarelo e branco, são, também, as dos pavilhões do Brasil e de Goiás.

Goiânia, 8 de janeiro de 1965

Fonte: Centro de Informação e Documentação Arquivística (CIDARQ) da UFG.

« topo