Semana de Ciência e Tecnologia da SBPC/Goiás trabalha a temática _Ciência, saúde e esporte_ com crianças

在 25/10/13 01:44 上。
Sint UFG recebe crianças do circo Lahetô para participar de atividades sobre alimentação saúdavel

Texto: Julia Mariano
Fotos: Ana Maria Antunes

Durante os dias 22 e 23 de outubro, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC/Goiás) realizou atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O tema da semana, que teve abrangência nacional é: “Ciência, Saúde e Esporte”. Em Goiás, as atividades foram desenvolvidas em Goiânia, atendendo crianças no Clube do Sint-UFG.

Crianças do Circo Lahetô participam de atividade da Semana da Ciência e Tecnologia


Estudantes de nutrição, musicoterapia, biologia e pedagogia, participantes do projeto de extensão do ICB “Construindo diálogos interdisciplinares entre Universidade-Comunidade-Escola-Agentes de saúde: ampliando a formação de multiplicadores da Promoção da Saúde do Escolar”, supervisionados pela coordenadora do projeto, professora do ICB, Nusa de Almeida Silveira, e a vice-coordenadora,professora da Emac, Sandra Rocha do Nascimento , realizaram na tarde do dia 22 de outubro, na sede recreativa do Sint-UFG, atividades sobre alimentação saudável com crianças e adolescentes do projeto Circo Lahetô.

Professora Nusa Silveira mostra a importância da hidratação


O grupo participou de atividades que tratavam de temas relacionados à saúde, como orientações sobre a importância da hidratação corporal, a importância da ingestão de lanches saudáveis e de diversas atividades lúdicas como a adedonha saudável, passa a bola e boliche saudável . Todas as atividades tinham em comum o objetivo de levar os alunos a refletirem sobre os alimentos que ingerem, sobre as mudanças que podem ser feitas no dia-a-dia em busca de alimentação saudável e, consequentemente, uma estilo de vida saudável. Também foram incluídas atividades que levavam a prática de atividade física, algumas delas acompanhadas de atividades com musicoterapia. Os educadores do Circo Lahetô que acompanharam as crianças do circo Lahetô também participaram de atividades desenvolvidas especialmente para eles pelo grupo de estudantes de musicoterapia, envolvidos no projeto de extensão "A mediação da Musicoterapia na Trans-Formação da comunidade escolar rumo a Ecoformação", sob a coordenação da professora Sandra Rocha do Nascimento.

Atividade promove discussão sobre hábitos alimentares dos estudantes

Atividade alia a prática de exercícios físicos com a discussão sobre alimentos saudáveis


Durante a tarde, os participantes da semana de Ciência e Tecnologia da SBPC/Goiás puderem degustar sucos produzidos com receitas que combinavam beterraba, maracujá e limão e ainda um suco verde, feito com couve, maracujá e limão. A professora Nusa Silveira comentou que aquela era um forma de mostrar aos estudantes que eles podem beber bebidas gostosas, refrescantes e além de tudo, saudáveis. “É uma forma de eles acabarem com a ideia de que alimento saudável não é gostoso”, explicou a professora.

Sucos saudáveis servidos para os estudantes


O representante regional da SPBC Goiás, professor do ICB e subchefe do departamento de Ciências Fisiológicas, Reginaldo Nassar Ferreira, ressaltou que essa é uma atividade que a SBPC desenvolve há algum tempo para popularizar a ciência, e que o ponto máximo dessa proposta é a Semana da Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. Segundo o professor, “essa experiência tem caráter nacional e é um momento dos cientistas mostrarem o conhecimento que a população tem de ciência, e é um momento para banir a ideia de que a ciência é algo inacessível e uma possibilidade de mostrar que o povo também faz ciência.” Para realizar essa semana temática “Ciência, Saúde e Esporte”, buscou-se parcerias com o SINT-UFG, com o Instituto de Ciências biológicas (ICB), com a Escola de Música e Arte Cênica (EMAC) para atendar as escolas municipais e estaduais, falar com os estudantes e professores sobre a temática. “De forma descontraída e alegre, estamos mostrando a possibilidade de desenvolver o conhecimento, especialmente por meio do trabalho maravilhoso das professoras Sandra e Nusa”, finalizou o representante regional da SBPC.

Representante regional da SBPC, professor Reginaldo Nassar Ferreira

Equipe do projeto e crianças e educadores que participaram das atividades

Estudantes da UFG que participaram da ação

资源: Ascom/UFG