Semana de Ciência e Tecnologia da SBPC/Goiás é dedicada às crianças
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência promove em Goiânia, nos dias 22 e 23 de outubro, no Clube do Sint-Ifes-UFG, Câmpus Samambaia, atividades com crianças de duas escolas da rede municipal de ensino e alunos que participam do programa educacional realizado pelo Circo Laheto. As atividades integram a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que terá como tema nacional "Ciência, Saúde e Esporte" e ocorrerá entre 21 e 27 de outubro, quando serão estimuladas e promovidas ações de divulgação, de difusão e de apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados ao assunto.
O tema foi escolhido para aproveitar os grandes eventos esportivos mundiais a serem realizados no Brasil, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpico, e servirá para motivar a população, em especial as crianças e os jovens, a conhecer os aspectos científicos, educacionais e de saúde envolvidos nas atividades esportivas.
Na programação desenvolvida pela SBPC, em Goiás, todas as atividades estimulam a interação entre o esporte, a ciência e a saúde, mostrando aos jovens como a ciência e a tecnologia são elementos essenciais neste domínio.
Estão incluídas, palestra sobre cardiologia aplicada ao esporte e os riscos da atividade esportiva com o médico cardiologista especializado na área, Dr. Gustavo Paz Esteves Fonseca; palestra, jogos e gincanas sobre nutrição, hidratação, saúde, esporte e competição com professores e monitores da UFG; bate-papo com adolescentes que são atletas da natação da equipe de alto desempenho do Prof. Helder Almeida, além de muitas atividades de lazer e esporte, a encargo da turma de educadores do Circo Lahetô, uma associação de estudos, pesquisa, montagens e apresentação de peças de teatro e espetáculo com técnicas e linguagem circense.
Participam como parceiros do projeto, que é uma realização da SBPC/Goiás, o ICB/UFG, a Faculdade de Música e Artes Cênicas e o Sint-Ifes.
Quelle: SINT-IFES_UFG
