noticia10457.jpg

Nova direção da SBPC/GO homenageia Raquel Teixeira e elege prioridades

在 15/10/13 08:04 上。
Posse foi realizada no dia 14 de outubro durante a programação do Conpeex

Texto: Teresa Costa (Assessoria de Imprensa da SBPC/Goiás)

Fotos: Carlos Siqueira

 

O novo secretário regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência em Goiás, professor Reginaldo Nassar Ferreira (ICB/UFG), tomou posse na manhã desta segunda-feira, 14/10, em cerimônia realizada paralelamente à programação do 10º Conpeex – Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão/UFG, no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal da Universidade Federal de Goiás, Câmpus Samambaia.

Professor Reginaldo Nassar em seu discurso


Na oportunidade, a SBPC/GO fez homenagem à professora Raquel Figueiredo Alessandri Teixeira por sua relevante contribuição em prol do desenvolvimento do ensino, da pesquisa científica e da inovação tecnológica no Estado de Goiás. Foi na gestão da professora Raquel Teixeira, como Secretária Estadual de Ciência e Tecnologia (entre 2005 e 2006), que foi criada a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás – Fapeg, um anseio de mais de 30 anos da comunidade científica goiana. A SBPC/GO também fez o lançamento da campanha pela criação das Fundações de Amparo à Pesquisa Municipais.

Em sua fala, o novo secretário, Reginaldo Nassar, destacou que a Fapeg já está classificada entre as melhores fundações de pesquisa do país, além de deter excelente posição entre os órgãos estaduais que mais buscam recursos externos. A fundação pode ser considerada quase consolidada, necessitando apenas da aprovação de um Decreto Legislativo para que haja liberação duodecimal, como ocorre em tantas outras fundações estaduais. “Sancionado o Decreto, o senhor governador colocará Goiás na história da Ciência, Tecnologia e Inovação nacional”, afirmou o líder do movimento científico.

De acordo com Nassar, outra tarefa importante da entidade para ajudar a consolidar, ampliar e integrar a política de C,T&I em Goiás, será a luta pela criação das Fundações de Amparo à Pesquisa Municipais. “Elegemos a educação básica de qualidade como mais um dos nossos principais temas de trabalho, uma vez que é a partir da educação básica que formaremos professores e pesquisadores em condições de enfrentar os desafios do século XXI”.


Professora Raquel Teixeira, homenageada do evento


A professora Raquel Teixeira agradeceu a presença e a generosidades de todos que participaram da homenagem, familiares, amigos, autoridades, pesquisadores e demais presentes. Agradeceu a generosidade da homenagem da SBPC/Goiás e a amizade dos professores Romão e Reginaldo pelo reconhecimento.  A professora Raquel Teixeira também se disse emocionada com a prioridade da SBPC/GO à educação básica. Segundo ela, o Brasil se tornou um país rico, ocupando um lugar privilegiado entre as maiores economias do mundo, mas ainda está entre os últimos colocados nos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH). “Só quando a máquina da formação da democracia (educação) estiver funcionando completamente estaremos bem”, disse ela sintetizando a ideia de Anísio Teixeira.

Reitor da UFG, Edward Madureira participou do evento


“Reconhecer as pessoas é fundamental, a SBPC/GO marcou um gol de placa com essa homenagem à professora Raquel Teixeira”, parabenizou o reitor da UFG, professor Edward Madureira Brasil. Para ele, “a bandeira levantada das FAPs municipais é uma bandeira de todos nós e vamos trabalhar juntos para isso”.

Na opinião da presidente da Fapeg, professora Zaira Turchi, a homenagem à professora Raquel foi um momento histórico, de grande emoção e muito justo por todo o trabalho que ela prestou na área da Educação, da Ciência e da Tecnologia em todos os cargos em que ela atuou no Estado (foi Secretária da Educação, da C&T e da Cidadania e atualmente dirige a Fundação Jaime Câmara) e também por sua atuação como Deputada Federal. “A SBPC/GO escolheu muito bem a professora Raquel, que também aqui fez justiça à visão do governador Marconi Perillo, que sempre a apoiou e possibilitou que ela criasse organismos, como a Fapeg, tão importantes para o Estado de Goiás”.

Também participaram da mesa as professoras Milca Severino Pereira, ex-reitora da UFG e atual pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da PUC-GO, e Divina das Dôres de Paula, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFG; e a pós-graduanda Larissa Leal, da Associação dos Pós-Graduandos de Goiás. Estiveram presentes o ex-secretário regional da SBPC/GO, Romualdo Pessoa Campos Filho; o coordenador de Administração da Sede Social do Sint Ifes-Go, Elson Ferreira de Morais; o presidente da Federação dos Farmacêuticos de Goiás, Danilo Caser; o vice-presidente do Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de Goiás, Wintos Cavalcanti de Paula Jr; o diretor do ICB/UFG, Cirano Ulhoa; o coordenador de transferência e inovação tecnológica da Pró-reitoria de Pesquisa e Extenção, professor João Teodoro; o diretor científico da Fapeg, professor Albenones Mesquita; a presidente da Adufg, professora Rosana Borges; o chefe de gabinete da Secretaria de Educação, professor Antônio Celso Ferreira Fonseca, entre outros professores, pesquisadores e autoridades.

O secretário adjunto, professor Romão da Cunha Nunes (VET/UFG), também empossado, não pode comparecer, porque estava em consultoria na Capes.

 

资源: Ascom/UFG