Escola de Veterinária e Zootecnia da UFG realiza campanha de vacinação antirrábica
No dia 28 de setembro, foi realizada a Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica Canina 2013. Estudantes e professores da Escola de Veterinária e Zootecnia da UFG estiveram presentes na campanha dos municípios de Aparecida de Goiânia e de Piracanjuba. O reitor da UFG, Edward Madureira, visitou o projeto em Aparecida de Goiânia, que tem convênio com a prefeitura de tal município, e ressaltou sua importância para a UFG. Esta foi a 36ª Campanha de Vacinação Antirrábica Canina, coordenada pelo professor Aires Manoel de Souza, em Aparecida de Goiânia. Segundo o professor, o município está há 12 anos sem raiva animal. Neste ano, foram vacinados aproximadamente 61 mil animais, incluindo cães e gatos, em 132 postos fixos, coordenado por 40 equipes volantes.
Posto de vacinação em Aparecida de Goiânia
Desde 1978, em setembro, é realizada, em Aparecida de Goiânia, a Campanha de Vacinação Antirrábica Canina, envolvendo pessoas da comunidade de Aparecida de Goiânia e acadêmicos de Medicina Veterinária da Escola de Veterinária e Zootecnia da UFG. Este trabalho faz parte de um Projeto de Extensão “Controle da raiva animal no município de Aparecida de Goiânia", cadastrado junto a Pró-Reitoria de Extensão/UFG e realizado por meio de convênio com o município.
A UFG também tem um projeto semelhante no município de Piracanjuba. Naquele local, também não há nenhuma notificação de casos de raiva animal há 12 anos. Este ano foram vacinados 6 mil animais, incluindo cães e gatos, em dez postos fixos, coordenado por uma equipe volante, com a participação de 13 alunos do curso de Medicina Veterinária/UFG.
Vacinação em Piracanjuba realizada por estudantes da Escola de Veterinária e Zootecnia da UFG
Source: EVZ/UFG
