Criação de cooperativa em Senador Canedo é fruto do projeto Cata Sol da UFG
A Incubadora Social da UFG, por meio do Projeto Catadores Solidários (Cata Sol), e a Prefeitura de Senador Canedo assinaram no início desta semana o estatuto de constituição da Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis de Senador Canedo, denominada de Recicla Canedo. O evento ocorreu na Agência Municipal de Meio Ambiente e Turismo da cidade.
A criação da cooperativa canedense é resultado do trabalho que está sendo desenvolvido pelo projeto Cata Sol com alguns municípios da região metropolitana de Goiânia, visando a implantação de programas de coleta seletiva, a organização dos catadores em cooperativas de trabalho e a criação de incubadoras sociais locais.
“Um dos principais objetivos do projeto Cata Sol foi conquistado: promover a organização dos trabalhadores da coleta seletiva, por meio de cooperativas. Juntos e bem organizados, eles vão trabalhar em prol da melhoria das condições de vida de seus cooperados”, diz Fernando Bartholo, coordenador da Incubadora da UFG.
Bartholo explica que a partir de agora será de fundamental importância o acompanhamento do trabalho dos catadores, com a prestação de assessoria técnica. “Nós, da Incubadora, vamos dar instrumentos técnicos para que o grupo se fortaleça e consolide o trabalho em cooperação. Com o tempo, eles vão ganhando autonomia. É este o nosso grande propósito”, frisa.
Diretoria
Além da assinatura do estatuto que criou a Recicla Canedo, o encontro na cidade de Senador Canedo marcou a eleição da primeira diretoria da cooperativa, que será composta pelos catadores Eva José Arcanjo, Divino Ferreira e Divina Solange da Costa.
Recicla Canedo nasce com 13 cooperados. O grupo será responsável pela coleta, recebimento, transporte, classificação, padronização, armazenamento e comercialização dos materiais recicláveis da cidade.
O encontro teve a participação da presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente de Senador Canedo, Eva Márcia Carneiro de Souza; do gerente de projetos e turismo da agência, Adelino Furtado; da equipe técnica do projeto Cata Sol, além dos catadores recém cooperados.
Fonte: Incubadora Social da UFG
资源: Incubadora Social da UFG
