UFG promove Seminário sobre ensino de Português e Espanhol

On 06/28/13 08:17 .
Os participantes conheceram trabalhos que discutem as bases históricas e as várias concepções de interculturalidade no ensino e formação de professores de línguas

Texto: Murilo Santos

Fotos: Carlos Siqueira

Durante dois dias a Faculdade de Letras, da UFG, promoveu o II Seminário Internacional sobre o Ensino de Português e Espanhol no Âmbito do Mercosul. O evento discute o processo de formação de professores de línguas, em uma perspectiva intercultural, já que a atuação docente pode ajudar a consolidar as representações sobre a língua ensinada e aprendida. A abertura do Seminário teve a presença da Coordenadora de Assuntos Internacionais, da UFG, professora Ofir Bergemann de Aguiar.



Nesta segunda edição, os participantes conheceram trabalhos que discutem as bases históricas e as várias concepções de interculturalidade desenvolvidas no ensino e formação de professores de línguas. Foram apresentadas também sugestões de atividades para desenvolver a competência intercultural dos estudantes do Brasil. Os participantes do Seminário conheceram ainda relatos de experiências, que mostram a importância dos intercâmbios estudantis.

Na mesa redonda de abertura do Seminário, a professora Carla Janaína Figueredo, da Faculdade de Letras, da UFG, falou sobre as Bases históricas e diferentes concepções da interculturalidade. "A abordagem intercultural de ensino ganhou muita força na década de 1990, com forte influência da globalização e da internacionalização, que trouxeram mudanças significativas no ensino", relatou a professora Carla.



O II Seminário Internacional sobre o Ensino de Português e Espanhol no Âmbito do Mercosul teve a coordenação da professora Lucielena Mendonça de Lima, da Faculdade de Letras, da UFG. Entre os estrangeiros, o professor Juan José Rodriguez, da Universidade de Córdoba, na Argentina. Também participaram do evento em Goiânia, como expositores, Laura Verónica Ruiz, Christian Fabián Córdoba e Maria Letícia González Almada.

Source: Ascom/UFG