Palestra da Agro Centro-Oeste Familiar discute áreas degradadas

Sur 14/06/13 06:20.
Professores discutiram iniciativas que objetivam diminuir o problema

Fundo Clima, Código Florestal e Áreas Degradadas foram temas de uma palestra realizada no primeiro dia da Feira Agro Centro-Oeste Familiar. Juliana Rodrigues, do Fundo Nacional sobre Mudança de Clima, falou sobre o trabalho desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente na área da adaptação da sociedade e ecossistemas. O Fundo visa apoiar, por meio de financiamento, projetos e estudos relacionados ao clima no âmbito municipal, estadual e federal, além de trabalhar com instituições parceiras, como a UFG.

A professora Sybelle Barreira, da Escola de Agronomia da UFG, abordou em sua apresentação o Código Florestal e suas diversas leis, artigos e falhas. Ela fez exposições sobre a Amazônia Legal, Áreas de Preservação Permanente (APP), área rural consolidada, além de falar sobre a estampa do Código de ser voltado para a agricultura familiar.

O professor Leonardo Collier, também da Escola de Agronomia da UFG, discutiu aspectos do solo, como o uso do fogo, o uso excessivo de agrotóxicos, a falta de preocupação com as águas, e como isso prejudica as plantações. Ele apontou os sistemas agroflorestais na agricultura familiar como uma alternativa para evitar a degradação da terra.

 

 

Confira notícias relacionadas ao evento:

Feira Agro Centro-Oeste Familiar terá espaço de Educação Ambiental

Seminário discute agricultura familiar na região Centro-Oeste

Agricultores familiares têm dia de campo agroecológico

Álbum Picasa Agro Centro-Oeste Familiar

Source: Ascom/UFG