FAV realiza VI Seminário de Pesquisa em Arte e Cultura Visual
Texto: Julia Mariano
Fotos: Matheus Giovanni
Na manhã de segunda-feira, 10 de junho, teve início o IV Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual, organizado pelo Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual da Faculdade de Artes Visuais da UFG (FAV/UFG). A coordenadora do evento , professora Rosana Horio Monteiro, agradeceu a presença dos participantes e disse que espera a participação de todos durante o evento. Ela chamou a atenção para as atividades culturais que serão realizadas durante o Seminário, como os lançamentos de livros, a abertura da exposição “Ambos Mundos” de Gê Orthof, na Galeria da FAV, assim como a possibilidade de conferir as exposições Estação Videoarte e Arquipélago – Arte Contemporânea Brasileira – acervo CC/UFG, ambas no Centro Cultural UFG e a exposição Lavras e Louvores – do Museu Antropológico da UFG.
A coordenadora do Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual, Alice Fátima Martins, lembrou que em 2013 o Programa completa 10 anos e mencionou momentos relevantes como: o início das atividades acadêmicas em maio de 2003, a realização do CONFAEB também nesse mesmo ano, o acolhimento e a realização do 2º ANPAP e a conquista da nota 4 na CAPES em 2007. Em relação a realização do Seminário, ela lembrou que em 2007 foi a primeira experiência de maior abrangência, já que o seminário se tornou regional e não apenas realizado em âmbito interno. Em 2008, o seminário ganhou abrangência nacional. Alice também lembrou da aprovação da proposta de Doutorado do programa e a mudança do nome do Programa para Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual em 2011. Ela mencionou que os desafios continuam, como o desejo do Programa de ter a nota 5 e procurar articular para que em 2014 o programa tenha uma abrangência internacional.
O Diretor da FAV, Raimundo Martins, garantiu que o Seminário é referência no país. Ele disse que é um prazer trocar ideias, expor trabalhos e, principalmente, ter a possibilidade de discutir, partilhar e debater com pessoas de outros programas e outros países. Ele desejou dias produtivos e convidou todos a retornarem no próximo ano.
Mara Rúbia da Rocha, da pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação (PRPPG) desejou boas vindas aos participantes e bom proveito do seminário. Ela disse que a cada dia novos cursos de pós-graduação surgem e se consolidam na UFG, e que a quantidade de cursos quase triplicou desde o início da gestão do reitor Edward Madureira Brasil. Ela disse que está entre as preocupações da Pró-reitoria a consolidação dos programas, o aumento da quantidade de cursos com conceito 5 e a busca pelo conceito 6, já que nenhum curso da UFG tem essa nota. Ela mencionou sua felicidade em ver eventos como aquele ocorrendo com a organização e participação de tantos alunos.
Em sequência, foi realizada a palestra de abertura, com Laura Trafi Prats, da University of Wisconsin-Milwaukee, EUA, com o tema: Pensar la pedagogía de la direccionalidad a través de la imagen-tiempo. Un proyecto filosófico, curatorial y pedagógico a partir de la colección ARTIUM.
O Seminário segue até dia 12 de junho.
Para saber mais sobre o evento, acesse o site.
Quelle: Ascom UFG
