Professora da UFG tem artigo publicado no Global Medical Discovery

On 23/05/13 08:32 .
Pesquisa propõe alternativa para cultivo de células-tronco embrionárias que diminui riscos à saúde em futuros usos terapêuticos

A professora do Instituto de Ciências Biológicas da UFG teve um artigo selecionado para publicação na Global Medical Discovery. O artigo trata sobre o uso das células tronco embrionárias como ferramenta de medicina regenerativa pois, sob condições especiais de cultivo, podem dar origem a qualquer tipo celular. O estudo demonstrou que as células tronco embrionárias podem proliferar e manter o estado pluripotente na presença de nanopartículas magnéticas e campo magnético, possibilitando uma alternativa ao co-cultivo com substratos biológicos, diminuindo os riscos à saúde em futuros usos terapêuticosAlém disso, por estarem "marcadas" com nanopartículas magnéticas, poderão ser visualizadas por ressonância magnética.

O portal  eletrônico funciona como um alerta a comunidade científica para artigos de periódicos considerados de importância para a descoberta de medicamentos publicados em revistas científicas. O portal tem cerca de 365 mil acessos por mês e um público formado por pessoas da área acadêmica e industrial. O site também está presente em intranets de empresas de biotecnologia e farmacêuticas, bem como instituições acadêmicas. O artigo da professora Lídia Guillo foi publicado primeiramente na revista Biomedicine & Pharmacotherapy.

Confira na íntegra o artigo publicado.

 

Quelle: Ascom/UFG