Palestra aborda transtornos alimentares
Texto: Laura Braga
Doenças como anorexia e bulimia nervosas foram tema da palestra Transtornos Alimentares: interfaces entre a nutrição e a psicologia, na noite de ontem (22/05), na Faculdade de Educação da UFG. As professoras Sandra Barboza, do curso de psicologia da UFG, Gina Bueno, do departamento de psicologia da PUC-Goiás, e a nutricionista Jordana Godinho foram as debatedoras.
De acordo com as palestrantes, os transtornos comprometem a funcionalidade humana. E os transtornos alimentares mais comuns como a anorexia, que é a recusa da manutenção do peso corporal em uma faixa normal, a bulimia, episódios repetidos de compulsões alimentares e comportamentos compensatórios inadequados, ou a hiperfagia, ingestão compulsiva de alimentos, são na realidade, transtornos gerados por uma causa psicológica, que ocasionam uma alteração da percepção, distorcendo a imagem corporal do indivíduo.
Outro ponto bastante abordado na palestra foi a prevenção dessas doenças e não apenas o tratamento delas após o diagnóstico. Já que essa intervenção terapêutica requer uma equipe multiprofissional com médicos, psicólogos e nutricionistas.
Fonte: FANUT
