Universidades canadenses buscam parcerias com a UFG
Quatorze universidades canadenses de língua francesa manifestaram interesse oficial em estabelecer parcerias e intercâmbios com a Universidade Federal de Goiás. Seis representantes da Associação das Universidades da Francofonia Canadense (AUFC) foram recebidos nesta segunda-feira (13) pelo reitor da UFG, professor Edward Madureira Brasil, e o vice-reitor da instituição, professor Eriberto Francisco Bevilaqua Marin.
O reitor da UFG fez uma rápida apresentação da instituição, com a história, os números e os desafios. "A pesquisa e a pós-graduação aqui na universidade passam por expansão, tanto em quantidade como em qualidade. No período de 2007 a 2011, a UFG foi reconhecida por ter o maior crescimento na produção científica", explicou Edward. Ele disse ainda que a possibilidade de interagir com universidades do Canadá é extremamente importante.
A coordenadora do Núcleo de Estudos Canadenses da CAI (Coordenadoria de Assuntos Internacionais), da UFG, Lílian Porto, explicou que existem diversas linhas de pesquisa, nas mais diversas áreas. Já a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UFG, professora Divina das Dores de Paula Cardoso, falou das possibilidades de intercâmbio em áreas de saúde, biologia, exatas - todas relacionadas ao meio ambiente.
Por sugestão do professor Fernando Cupertino, da Faculdade de Medicina, da UFG, responsável pela vinda dos dirigentes de universidades canadenses ao Brasil (especialmente a Goiás), ficou definido que os primeiros contatos com estudantes e professores goianos devem tratar sobre saúde coletiva. Com apresentação dos trabalhos feitos na atenção primária sobre doenças crônicas e transmissíveis. Os convênios serão feitos entre a AUFC e a UFG.
AUFC
A Associação das Universidades da Francofonia Canadense reúne 14 instituições de ensino universitário em sete províncias canadenses, exceto Quebec, e tem como objetivo melhorar a qualidade e o alcance da aprendizagem, do ensino e da pesquisa universitária em francês, contribuindo para o desenvolvimento das comunidades canadenses de língua francesa. Para outras informações acesse o endereço:
www.aufc.ca
REPRESENTANTES AUFC EM GOIÂNIA
Jocelyne Lalonde, diretora-geral da Associação das Universidades da Francofonia Canadense.
Mme Chantal Beauvais, rectrice, Université Saint-Paul
M. Christian Detellier, vice-recteur aux études, Université d’Ottawa
Mme Raymonde Gagné, rectrice, Université de Saint-Boniface
Mme Sylvie Landry, directrice des affaires francophones, Université Laurentienne
M. Tim Rahilly, Associate Vice President, Students, Université Simon Fraser
Fonte: Ascom/UFG
