Memórias da Rádio Universitária e do Casarão da Rua 20 são resgatadas
Texto: Luiza Mylena
Fotos: Ana Maria Antunes
Nos jardins do Casarão da Rua 20, no centro de Goiânia, convidados se acomodavam para as homenagens históricas que estavam para acontecer. A Rádio Universitária, que completou 50 anos em 2012, ganhou um presente especial do Correios: edição de selos especiais e o Carimbo Postal dedicado à Rádio. No mesmo jardim, o Centro de Informação, Documentação e Arquivo (Cidarq) abriu a exposição A Casa, A Rua, A Cidade, que conta por meio de fotos a história de Goiânia, da Rua 20 e do Casarão em anexo ao prédio da Justiça Federal. As duas homenagens são permeadas e exaltadas pela importância história para a universidade e, principalmente, para Goiânia.

Relembrar a história para mostrar seu valor
A UFG pelo mundo
O diretor adjunto dos Correios em Goiás, Valdeir Pimenta, explicou que os selos produzidos para a Rádio Universitária será utilizado nas correspondências postadas pela Rádio e percorrerá todo o mundo. A edição especial é composta por 12 modelos que possuem a logomarca da Rádio Universitária e diferentes imagens que remetem à beleza e cultura do estado de Goiás.

Carimbo e selos serão utilizados nas correspondências da Rádio Universitária, levando seu nome e história para o Brasil e o Mundo
Já o Carimbo Postal estará disponível na agência dos Correios em frente a Praça Cívica, e qualquer pessoa poderá carimbar sua correspondência com a homenagem à Rádio. Mas é preciso ser rápido: após 30 dias o carimbo irá para o Museu Nacional dos Correios e entrará para a exposição permanente de carimbos postais do museu.

O carimbo postal entrará para exposição do Museu Nacional dos Correios
Uma rua cheia de história
Se você é morador de Goiânia muito provavelmente já passou pela Rua 20 sem ter ideia da história que ela já acompanhou e vivenciou. Foi pensando no resgate da memória que o Cidarq organizou a exposição A Casa, A Rua, A Cidade, que mostrou em imagens e textos a presença do casarão na história de Goiânia. Lá a antiga, Academia de Direito de Goiás, que se tornou posteriormente o curso de Bacharelado em Direito da Universidade Federal de Goiás, recebeu e formou estudantes de direito que até hoje são conhecidos pela relevânica profissional, e especialmente pela presença marcante na história de Goiânia.

Pessoas que fizeram parte da história de Goiânia e da Rua 20
Pelo Casarão, fotos de rostos jovens, ruas de terra e poucas casas e de uma Rua 20 do começo da capital que nem parece ser a mesma de hoje. Também há fotos de rostos já com algumas rugas, ruas com um asfalto mais desgastado, rodeado por poucas casas, muitos prédios, fumaça e a confusão típica do centro de uma capital.

Nas fotos, uma Goiânia jovem, ainda sendo construída
São 80 anos de história que o Cidarq expõe até o final do ano ali, na Rua 20, onde o visitante poderá saber mais sobre o início de Goiânia e as histórias que o lugar tem para contar, despercebida, às vezes, pela correria do Setor Central.
Source: Ascom/UFG
