Cidade Ocidental discute criação do campus da UFG
Texto: Abner Almeida Massarioli
Fotos: Thais Daniela Pereira da Silva
Nesta terça-feira, dia 23, a Câmara dos Vereadores de Cidade Ocidental promoveu uma audiência pública para discutir a doação do terreno que abrigará o campus da Universidade Federal de Goiás, UFG, na cidade. Segundo a vereadora Kedma Karen, propositora da audiência, "a vinda da Universidade é um sonho antigo que está se realizando agora".

O reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, visitou a cidade para participar do debate e disse: "Essa é uma conquista irreversível para a cidade. Mas o quanto antes houver o repasse da área, melhor será para a concretização do investimento". Ele estima que em 2014 haverá vestibular para os 5 primeiros cursos, a maioria em licenciatura. Ele ainda lembrou que "Aparecida de Goiânia já fez a doação do terreno e já está licitando a obra".

O deputado Rubens Otoni, que lutou pela a vinda do campus, prestigiou a cidade com a sua presença e disse que "a criação dos novos campi representa um avanço para os jovens de Goiás, em especial, neste caso, para a região do Entorno". Lembrou ainda que Cidade Ocidental foi citada pela própria presidente Dilma Roussef quando anunciou a autorização para construção dos campi, em agosto de 2011, em cerimônia de expansão da rede federal de ensino superior e tecnológico.
O clima do evento solene foi de congratulações, uma vez que já há proprietários interessados na doação dos 500 mil m² solicitados pela UFG como contrapartida da cidade. Houve grande comparecimento da juventude da cidade, que vê a oportunidade de fazer um curso superior de excelência próximo de casa. O novo campus beneficiará diretamente cidades como Valparaíso de Goiás, Luziânia, Novo Gama, Águas Lindas, Formosa, Cristalina, entre outras da região.

O Secretário de Governo, Vilmar Filisbino de Jesus, o Mazinho, representou o poder executivo municipal e disse que a prefeita Giselle Araújo não poupará esforços para dar celeridade ao processo a realização dessa conquista. Ele salientou ainda que a cidade tem uma localização estratégica na região e que o campus contará com acessos viários importantes, como a Nova Estrada Dom Bosco.
Fonte: Abner Almeida Massarioli
Associação do Residencial Dom Bosco
资源: Abner Almeida Massarioli
