Palestras influenciam na escolha do curso
Texto: Murilo Santos
Fotos: Matheus Giovani
O sonho de qualquer estudante do ensino médio é passar no vestibular da UFG. É o que diz boa parte dos inscritos no Espaço das Profissões 2013, promovido pela Universidade Federal de Goiás. O Colégio Estadual Manoel Vilaverde, de Inhumas, a 35 quilômetros de Goiânia, trouxe uma caravana com 95 alunos do 3º ano do Ensino Médio. Desde a criação do espaço, em 2009, o colégio participou de todas as cinco edições.
Estudantes do Colégio Estadual Manoel Vilaverde, de Inhumas
"Além da motivação para estudar na UFG, os alunos podem conhecer melhor as profissões que pretendem exercer. As palestras do Espaço das Profissões são importantes na decisão de cada um", disse o coordenador Marcos Roberto. Gabriela Ribeiro, por exemplo, está em dúvida entre Engenharia Civil ou de Produção. Já a dúvida do inhumense Rafael Gurgel é entre Engenharia Civil ou Agronomia.
Aos 16 anos, Higor Mariano da Silva faz o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Nova Cidade, em Aparecida de Goiânia. "É muito bom participar do Espaço das Profissões. Ajuda muito na escolha do curso e eu quero alguma coisa relacionada com a informática", disse o estudante, ao explicar que tem uma queda pelo curso de Ciências da Computação.
Higor Mariano da Silva, estudante do Ensino Médio do Colégio Estadual Nova Cidade, em Aparecida de Goiânia
Goiânia
Matheus Nogueira e Sávio Rodrigues, ambos no 2º ano, estudam no Colégio Agenor Cardoso de Oliveira - uma escola conveniada no Jardim Novo Mundo - e participaram pela primeira vez do Espaço das Profissões da UFG. Para Matheus, que pretende Jornalismo, é um momento importante para a escolha do curso, pois tira as dúvidas do aluno. Opinião que é compartilhada por Sávio, que está propenso a fazer Engenharia Civil.
Estudantes do Colégio Agenor Cardoso de Oliveira
Edyjunio Assis (Educação Física), Juliana Alves (Medicina), Fabiane Barros (Educação Física) e Ruthyelle Santos (Fisioterapia) fazem o 3º ano no Colégio Estadual Antônio Oliveira da Silva (CEAOS) no Parque Amazônia. Eles participam pela segunda vez do Espaço das Profissões. "É importante para interagir com pessoas que querem o mesmo curso", disse Juliana. Edyjunio escolheu o curso na edição de 2012. "Escolhi Educação Física durante a palestra sobre o curso no ano passado", contou.
Estudantes do Colégio Estadual Antônio Oliveira da Silva (CEAOS)
Pires do Rio
Orientados pelo professor de Filosofia e Sociologia, Edson Meirelles, 45 estudantes do 3º ano, do Colégio Olimpo, de Pires do Rio, a 140 quilômetros de Goiânia, chegaram animados ao Espaço das Profissões 2013. "Isso aqui abre caminhos, porque precisamos até de uma noção da concorrência", disseram Ana Caroline (Biotecnologia), Gabriel Francelin (Agronomia), Larissa Matos (Filosofia) e Ana Carolina (Biomedicina).
Professor há três anos na franquia, Edson Meirelles, reiterou a importância do Espaço das Profissões. "Os alunos são novos e muitas vezes sentem insegurança na escolha do curso. O contato com acadêmicos e professores da universidade ajudam no discernimento para a melhor escolha", ensinou. Depois da pose para as fotos, os estudantes piresinos deixaram um recado: "pode colocar aí na reportagem que Pires do Rio vai arrebentar no vestibular".
Estudantes do Colégio Olimpo, de Pires do Rio
Source: Ascom/UFG
