Faculdade de Educação Física oferece a partir de 2013 o ensino de Rugby

On 03/28/13 07:22 .
O Rugby é um dos mais tradicionais jogos desportivos coletivos

A Faculdade de Educação Física está recebendo matrículas para projetos envolvendo o Rugby. Os projetos focarão em duas dimensões do processo de ensino-aprendizagem do rugby: na iniciação esportiva e no aperfeiçoamento e treinamento desta modalidade. O projeto é aberto a toda a comunidade acadêmica e também a comunidade externa à universidade. As inscrições podem ser feitas no dia 5 de abril, na Secretaria de Extensão da Faculdade de Educação Física UFG, cujo telefone é: (62) 35211085. A taxa é de 65 reais por semestre.


O rugby teve sua origem na Inglaterra em período próximo ao surgimento do futebol moderno possuindo assim, algumas características em comum, como a realização do jogo entre duas equipes em um campo, a condução da bola para a linha do gol. Contudo, apesar desta proximidade, a forma de jogo é bastante diferente, sendo que no rugby a condução da bola é feitas com as mãos, os passes são feitos para trás da linha da bola que divide os dois times, sendo fundamental a permanência dos atletas no apoio ao portador da bola.



Isto possibilita criar um sentido de companheirismo entre os atletas que torna-se, então, uns dos pontos fortes dentro da filosofia do esporte. Há um contato físico vigoroso já que o atleta que conduz a bola pode ser derrubado (Tackle). Este contato físico requer dos jogadores um elevado espírito de respeito às regras para jamais tentar machucar o adversário. O juiz nunca á questionado e só o capitão do time pode dirige a palavra para tal sujeito.

A marcação de pontos ocorre pelo chamado try (quando um jogador consegue apoiar a bola no chão dentro da "área de validação" adversária, que corresponde à área após a linha dos postes) ou através de chutes nos postes (gol) que ocorrem na: Conversão - sempre após o try, a equipe marcadora tem a possibilidade de chutar em direção entre os postes da equipe adversária no ponto em que foi apoiado o try. Drop goal - Durante a partida, um jogador pode desferir um chute na bola de bate-pronto e entre os postes da equipe adversária.
Penalty Goal - Ao sofrer uma falta, a equipe pode optar por tentar fazer um chute aos postes no local onde ocorreu a infração.

Também destacamos os seguinte princípios e valores presentes no Rugby:

INTEGRIDADE – A integridade é central para a estrutura do Rugby e se gesta mediante a honestidade e o jogo limpo
PAIXAO – A comunidade do Rugby tem um apaixonado entusiasmo pelo Jogo. O Rugby provoca entusiasmo, adesão emocional e sentido de pertencimento à Comunidade do Rugby
SOLIDARIDADE – O Rugby proporciona um fortalecimento no espírito e sentido de coletividade que conduz a amizades que duram toda a vida, camaradagem, trabalho em equipe e lealdade, que transcendem as diferenças culturais, geográficas, políticas e religiosas
DISCIPLINA – A disciplina é parte integrante do jogo dentro e fora da quadra e é refletido na adesão às leis,a os regulamentos e valores fundamentais do Rugby.
RESPEITO – O Respeito pelos colegas, adversários, os árbitros e as pessoas envolvidas no jogo é essencial.

 

 

 
Mais Informações
Prof. Marcel Farias de Sousa e-mail nichscene@yahoo.com
Prof. Gustavo Eduardo Freneau e-mail gfreneau@gmail.com

Source: FEF/UFG