CAI recebe novos alunos estrangeiros

In 10/03/13 22:09 .
Estudantes intercambistas permanecerão seis meses no Brasil

Texto: Júlia Mariano

Foto: Matheus Freitas

A CAI tem recebido neste mês de março estudantes intercambistas que esturadão no primeiro semestre de 2013 na UFG. Muitos deles estão vindo por meio do Projeto CAPES/Fipse.

No início do mês, foram recepcionados  pelo professor e diretor da Escola de Agronomia, Juarez de Oliveira, três estudantes que participam do projeto CAPES/Fipse, que ocorre desde 2005, e prevê o intercâmbio de estudantes e professores entre universidades estadunidenses, UFG e UnB. 

Parishia Williams, estudante da Kirkwood Comunity College, vai estudar Administração na UnB, mas antes fará um curso de português para estrangeiros no Centro de Línguas da UFG. Ela disse que está muito interessada em aprender a língua portuguesa. Hajrundin Kalbic, aluno da Hawkeye Cominity College, estudará Engenharia Mecânica na UFG. Segundo ele, seu foco será estudar tecnologia da engenharia mecênica aplicada a agricultura. Casey Ewald, da University of Northen Iowa, está na UFG para estudar Letras. Ele está interessado em aprender português e ter boas experiências no Brasil, mas também se mostrou disposto a ensinar a lingua inglesa.

O professor Juarez de Oliveira Júnior, diretor da Escola de Agronomia e coordenador do projeto, disse que já foram beneficiados com esse convênio, vinte e quatro alunos e professores brasileiros da UFG e da UnB. Ele disse que essas universidades já receberam doze alunos dos EUA, mas que outros ainda virão no decorrer de 2013. Contudo, ele informa que o projeto será encerrado ainda em 2013. Ele lamenta a  finalização do CAPES/Fipse. "Infelizmentre esse será o último ano desse projeto, já que o Ciência Sem Fonteiras irá englobá-lo ". Para ele é uma pena , pois o Ciência Sem Fronteiras não abarca o intercâmbio de docentes, apenas de discentes.

Casey Ewald, Parishia Williams, professor Juarez de Oliveira e Hajrudin Kalbic

Outro grupo de estudantes intercambistas foi recebido na CAI no dia 5 de março pelos professores Eduardo Meirinhos e Werner Aguiar, da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac). Também no âmbito do projeto Fipse, que desde 2009 tem recebido e enviado alunos e professores para intercâmbio entre a UFG e as instituições e norte americana. Ao todo, 28 estudantes e professores brasileiros e 28 estudantes e professores estadunidenses participaram do projeto. Os docentes participantes do programa de intercâmbio participam de festivais, eventos artísticos e missões de trabalhos.

Os estudantes estadunidentes que estudarão no primeiro semestre de 2013 na Emac são: Evan Forbes, Glenn Anthony Ritchie, (ambos da Morehead State University) Jason Arnoldt, Michael Pitaniello, Bryce Duncan e Kaitlyn Miller, (da Marshall University).  Jason já esteve na UFG anteriormente e agora pretende cursar o mestrado na Emac.

 

Fonte: Ascom/UFG