Estudante estrangeira fará mestrado em Biologia na UFG

Sur 05/03/13 06:18.
Pesquisa da estudante será realizada em parceria entre Faculdade de Farmácia, Instituto e Ciências Biológicas e Embrapa Arroz e Feijão

A estudante mexicana Carmem Herrera Rodriguez, graduada em Agronomia, acaba de chegar a Goiânia para cursar o mestrado em Biologia pela Universidade Federal de Goiás. O curso terá duração de dois anos e é uma parceria entre a Faculdade de Farmácia (FF) e o Instituto de Ciências Biológicas (ICB), além da Embrapa Arroz e Feijão, em Santo Antônio de Goiás.

A ênfase do mestrado da UFG é na pesquisa de extratos vegetais para controle de doenças do arroz. Um trabalho considerado inédito, que visa diminuir a aplicação de fungicidas (que contém substâncias tóxicas) nas lavouras. Além da mexicana, outros três estudantes colombianos e um peruano chegam ao Brasil nos próximos dias para o mestrado em Goiânia.

Carmem Herrera terá como orientadores os professores José Realino de Paula e Edemilson Cardoso da Conceição, da Faculdade de Farmácia. A mexicana terá o auxílio também da estudante Nathália Pedroso Barbosa, que faz mestrado em Ciências Farmacêuticas. A coordenação do curso de pós-graduação destaca a internacionalização da UFG.

Laboratório

Carmem Herrera e os outros quatro estudantes latino americanos vão utilizar o LPPN (Laboratório de Pesquisa em Produtos Naturais) da Faculdade de Farmácia, da UFG, um dos poucos do Brasil que pesquisa o desenvolvimento de extratos.

Da esquerda para a direita a estudante Nathália Barbosa (FF), Edemilson Cardoso da Conceição (FF) e Carmem Herrera, estudante mexicana

 

Source: Ascom/UFG