noticia9514.jpg

Escola de Agronomia promove dia de campo

On 02/19/13 00:45 .
O evento integra as ações de pesquisas previstas no Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC) de Goiás

 

Texto: Murilo Santos

Fotos: Carlos Siqueira



A Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás (UFG) promoveu, na sexta-feira (08), o "dia de campo recuperação de áreas degradadas e biodiversidade - adaptação às mudanças climáticas". A abertura do evento ocorreu no auditório Professor Farnese Dias Maciel Neto, sendo parte das ações de pesquisas previstas no Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC) de Goiás. A ideia é promover desenvolvimento nos campos científico, tecnológico, econômico, social e ambiental.

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as seguintes estações:

Compostagem - empregada para recomposição da flora nativa do Cerrado, com baixo custo de investimento e alto valor agregado.

Laboratório Gemas - análise de biofertilizantes à base de várias plantas, entre elas o Pequi, na melhoria da resistência às pragas e doenças.

Bioenergia - área experimental com nutrição e irrigação do pinhão manso, usada para a produção de biodiesel, uma opção para o agricultor familiar de geração de renda.

Recuperação de áreas degradadas – apresentação da Apeiba, planta nativa do Cerrado que pode gerar renda com a produção de óleo.

Adubos verdes - usados para melhorar atributos químicos, físicos e biológicos do solo.

Mandala - uma área de produção de alimentos integrada com produção de aves em formato circular. A iniciativa visa a garantir a segurança alimentar da família e geração de renda.

Laboratório Lasnut - um moderno laboratório adquirido por meio de projeto do Fundo Clima, do Ministério do Meio Ambiente.

 


Os professores Juarez Patrício de Oliveira Júnior, Edward Madureira Brasil, Wilson Mozena Leandro, e o secretário de Agricultura de Goiás, Antônio Flávio Camilo de Lima


Cinquentenário

A Escola de Agronomia da UFG completou 50 anos. A instituição foi fundada no dia 30 de janeiro de 1963 e nesse período formou vários agrônomos, mestres e doutores. Entre os cursos de graduação estão Engenharia de Alimentos e Engenharia Florestal, que, em 2013, formará sua primeira turma. Uma grande festa de aniversário está prevista para o dia 1º de março.

 

Source: Ascom/UFG

Categories: Evento