UFG deve realizar convênio com Secretaria Estadual do Meio Ambiente

Em 01/02/13 01:59.
Objetivo é fortalecer a pesquisa e pensar novas estratégias, buscando a conservação do meio ambiente

Texto: Murilo Santos

Fotos: Júlia Mariano

O fortalecimento da pesquisa científica e ações comuns visando à melhoria do meio ambiente em Goiás são os objetivos de um amplo convênio a ser assinado ainda em fevereiro entre a Escola de Engenharia da Universidade Federal de Goiás e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH). Os termos do convênio, idealizado pelo professor Emiliano Lôbo de Godoi, da área de Planejamento e Gestão Ambiental, foram definidos em uma reunião no dia 1º de fevereiro, na Escola de Engenharia da UFG.

A parceria vai permitir, por exemplo, melhorias no laboratório de monitoramento do ar e da água; o fortalecimento das unidades de conservação florestal do estado (praticamente todos os parques); o auxílio na elaboração de pareceres técnicos para processos de licenciamento; além de incentivar construções sustentáveis – estimulando projetos de edificações com impacto mínimo sobre o meio ambiente.




O reitor Edward Madureira destacou a importância dos projetos e pediu celeridade na elaboração do convênio. E lembrou outras parcerias entre a UFG e a SEMARH, como o projeto multidisciplinar da bacia do rio Meia Ponte – assunto que será debatido, na próxima semana, na Reitoria. Já o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Leonardo Vilela, falou da demanda por estagiários da área e a oportunidade para troca de experiências entre técnicos da pasta e a “academia”.

AGR - A coordenadoria de Engenharia Ambiental da UFG já possui convênio com a Agência Goiana de Regulação (AGR) do estado de Goiás. Todo mês são recolhidas de 2.500 a 3.000 amostras de água tratada para análise em laboratório.

 

 

 

Fonte: Ascom/UFG