Primeiros colocados da Olimpíada Brasileira de Física são premiados

In 14/12/12 04:33 .
Cerimônia reconheceu o mérito dos alunos que atingiram as primeiras colocações nas provas

Texto: Ana Flávia Marinho

Fotos: Wéber Félix

 

Na tarde da última sexta-feira, 14 de dezembro, ocorreu na UFG a premiação dos primeiros colocados da fase regional da Olimpíada Brasileira de Física (OBF). O evento premiou com medalhas e certificados os primeiros colocados do 8º e 9º ano do ensino fundamental e os alunos de ensino médio do estado de Goiás.

A cerimonia ocorreu no Anfiteatro do Instituto de Física da UFG (IF) e contou com a participação dos estudantes classificados e seus familiares, além de professores e coordenadores das escolas.

 

Cerimônia premiou os 10 primeiros colocados de cada série

 

No total foram 46 premiações, de um total de 2546 classificados na 2ª fase 211. O coordenador estadual da OBF, José Rildo de Oliveira Queiroz, disse durante o evento que o estado de Goiás é o 4º em número de participantes, perdendo apenas para São Paulo, Pernambuco e Ceara.

A OBF é uma ação de extensão do IF e um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física. Ela já ocorre há 15 anos, visando despertar e estimular nos estudantes o interesse pela ciência.

 

"Uma coisa que encanta a OBF é o envolvimento dos profeesores", ressaltou José Rildo de Oliveira Queiroz

 

As provas da OBF começaram a ser feitas em maio, com questões objetivas. Já em agosto, a 2ª fase foi aplicada em 16 cidades de Goiás, com questões dissertativas. Finalmente, em outubro, a 3ª fase foi composta por prova teórica e experimental.

A premiação do dia 14 consiste no reconhecimento do bom desempenho dos 10 melhores colocados de cada série da 2ª fase da OBF. Em fevereiro ocorre a premiação dos primeiros colocados em nível nacional.

Fonte: Ascom/UFG