FACE promove V Semana de Estudos Contábeis

Em 05/12/12 01:13.
Evento reuniu mais de 200 inscritos para discutir novo perfil do profissional de contabilidade

Ana Flávia Marinho

Fotos: Weber Félix

 

A Faculdade de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas da UFG (FACE) abriu, na última segunda-feira, 3 de dezembro, a V Semana de Estudos Contábeis (SESCONT). O evento, realizado no auditório da Biblioteca Central, no Câmpus Samambaia, reuniu professores, estudantes de graduação e de especialização em Ciências Contábeis. Além desses, docentes e graduandos em Economia e Administração também estiveram presentes. No total, a organização do evento recebeu aproximadamente 200 inscritos.

A semana é promovida pelo Núcleo de Pesquisa e Estudos em Ciências Contábeis (NUPECON), pela coordenação do curso de Ciências Contábeis, e pela Empresa Júnior do curso de Ciências Contábeis. Nssa quinta edição do evento, o tema escolhido foi “Finanças corporativas e controle gerencial”, com foco no debate dos assuntos relacionados à formação do profissional contábil e ao atual contexto da contabilidade brasileira.

 

SESCONT é realizado a cada dois anos e reune estudantes e professores para discutir os rumos do profissional de Ciências Contábeis

 

O professor Moisés Ferreira da Cunha, coordenador do curso de Ciências Contábeis, aproveitou a oportunidade para relembrar a evolução do curso nos últimos anos. Segundo ele, no ano de 2008 a graduação contava com 90 estudantes matriculados. Hoje, esse número subiu para aproximadamente 310 alunos. “O futuro nos aguarda”, afirmou, ansioso por mais desenvolvimento na área.

Os cursos de pós-graduação em Controladoria e Finanças, Auditoria e Controle Gerencial, Planejamento Tributário e Mercado Financeiro e Investimentos, iniciados a partir de 2010, receberam até hoje em torno de 110 alunos. A previsão é de que, em 2014, seja aberta uma turma diurna de graduação (até o momento o curso é ministrado somente no período noturno) e mais dois cursos de pós-graduação lato sensu. É neste ano também que se pretende inaugurar o curso de mestrado em Ciências Contábeis na UFG, que será o primeiro das regiões Norte e Centro-Oeste do país (com exceção da UnB).

O coordenador de Ciências Contábeis ressaltou que, em 2008, dois anos após a criação do curso, ocorreu a primeira SESCONT. O evento recebeu 80 inscrições, no ano em que o curso tinha 90 estudantes matriculados na graduação. 

Para finalizar, o professor aponta os bons resultados obtidos pelos graduandos em Ciências Contábeis . Segundo o coordenador, em 2009 o curso ficou em 1º lugar no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Além disso, a média de aprovação no exame de suficiência profissional do conselho federal é de 90% a 95%, enquanto a média do estado é de 35%. “Os alunos, a partir do 3º período, (momento em que podem ingressar em um estágio) estão praticamente todos empregados. Só não estão os que querem se dedicar somente aos estudos”, reitera.

Já o reitor da UFG, Edward Madureira ressaltou seu entusiasmo diante de um auditório lotado. O local, que comporta 223 pessoas, estava com todas as poltronas ocupadas no dia da abertura do V SESCONT. “É muito bom chegar a um evento acadêmico e deparar com um auditório repleto de gente interessada. Isso estimula qualquer gestor a trabalhar cada vez mais”.

Os congressistas poderão participar de palestras, mesas-redondas e apresentação de trabalhos durante os três dias de encontro. As atividades seguem até o dia 6 de dezembro.

 

 

 

Fonte: Ascom/UFG