Professor da UFG lança livro sobre Lei Geral da Copa

On 11/27/12 10:44 .
Publicação interpreta o conjunto de normas sobre as garantias governamentais para a realização dos eventos esportivos

Os interessados em entender melhor a Lei Geral da Copa, conjunto de normas sobre as garantias governamentais para a FIFA, destinadas à realização da Copa das Confederações de 2013 e do Mundial de 2014, encontrarão no livro Lei Geral da Copa Comentada uma interpretação do instrumento legal. Escrito pelo professor licenciado da UFG e consultor jurídico do Ministério do Esport Wladimyr Camargos, e pelo advogado em Direito Esportivo, Luiz Felipe Santoro, a publicação ocorreu no dia 23/11, às 18h, na Associação dos Advogados de São Paulo. O livro também será lançado no 28/11 na Soccerex, no RJ, maior evento mundial sobre negócios no futebol.


Wladimyr acompanhou a tramitação da Lei Geral no Congresso brasileiro desde o início, em 2011, até a sanção pela presidente Dilma Rousseff, em junho deste ano. “Queremos dar ao leitor a possibilidade de conhecer a interpretação de quem acompanhou o processo desde o início. O livro é um instrumento não só para quem trabalha na área do direito, mas, por exemplo, para acadêmicos, já que se trata de um evento que aconteceu no Brasil somente em 1950 e que deve despertar o interesse de professores e estudantes”.

Para o consultor do Ministério do Esporte, os pontos mais polêmicos foram em relação às responsabilidades do Estado brasileiro e em relação à liberação de bebidas alcoólicas nos estádios. “Houve um forte debate sobre a liberação das bebidas, inclusive no Congresso. No nosso entendimento, o Estatuto do Torcedor nunca proibiu a venda e o consumo de bebidas, o que há são leis estaduais”.



Informações do
Portal da Copa (Ministério dos Esportes)

Source: Ascom/UFG