Inaugurado novo prédio do Instituto de Estudos Socioambientais
Foi inaugurado, na manhã do dia 26 de novembro, o novo prédio do Instituto de Estudos Socioambientais (IESA). A construção, que abriga os cursos de graduação de Geografia e Ciências Ambientais, além da pós-graduação em Geografia, é mais uma etapa das obras relativas ao Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) no câmpus II da UFG.

Com 3.082 metros quadrados, dois blocos de dois andares cada, o novo prédio vai abrigar os diversos laboratórios já existentes, dando possibilidade de desmembramento de outros, como é o caso dos laboratórios de Climatologia e Biogeografia, que passam a ter espaços próprios. A construção conta ainda com um auditório para cerca de 80 pessoas. O diretor do IESA, João Batista de Deus, explica que o prédio permitiu uma melhor instalação das estruturas já existentes, mas que, para novos projetos, será preciso ampliação: “Temos a intenção de criar mais um curso de graduação em Planejamento Urbano e também mais duas pós-graduações. No entanto, aguardaremos a possibilidade de nova expansão para implantarmos esses projetos”, explica o diretor. Ele afirma que o novo espaço, que já está sendo ocupado pelos novos laboratórios e pessoal administrativo, trará melhores condições de trabalho aos servidores.

O reitor Edward Madureira incentivou a busca por novos projetos: “Façam os projetos, os recursos certamente virão”. Ele afirmou que o prédio, orçado em 2,5 milhões de reais, acabou somando um montante de 4,2 milhões de reais com a repactuação dos valores das obras. Edward Madureira disse que os novos prédios concretizam o crescimento da universidade, especialmente em recursos humanos: “Tivemos uma enorme mudança de rostos, mas também no quantitativo de pessoas que formam nossa universidade e são essas pessoas que permitem que cumpramos nosso papel perante a sociedade”.

O antigo prédio será reformado e passará a pertencer ao Instituto de Química (IQ). Segundo o diretor do IQ, Neucírio Azevedo, as reformas devem começar em março do próximo ano. Após a cerimônia e o descerramento da placa, todos os presentes visitaram as novas instalações do instituto.
Source: Ascom/UFG
Catégories: Iesa
