noticia9175.jpg

UFG recebe prêmio SciVal 2012

On 30/10/12 00:54 .
Prêmio homenageia instituições brasileiras de ensino e pesquisa que mais contribuíram para o avanço cientifico do país

Por Layane Palhares

Fotos: Carlos Siqueira

 

A Universidade Federal de Goiás recebeu, na noite do dia 18/10, o Prêmio SciVal 2012, na categoria Crescimento da Produção Científica, no Espaço Patrícia Buffet, em Brasília. Durante a cerimônia, foram premiadas dez instituições, selecionadas com base em indicadores de produção científica, extraídos da ferramenta de avaliação SciVal, da Editora Elsevier. Esses indicadores referem-se apenas aos artigos científicos publicados e aqueles apresentados em congressos científicos internacionais, entre os anos de 2007 a 2011.

Reitor Edward Madureira Brasil recebeu prêmio em Brasília pela produção científica da UFG. "É mérito de toda a universidade", declarou.

 

Segundo o diretor regional de Vendas e Marketing da América Latina da Editora Elsevier, Dante Cid, o prêmio é destinado a instituições, universidades e centros de pesquisas cujas ações promoveram o crescimento da pesquisa e da ciência brasileira. “O prêmio significa um reconhecimento do mérito que as instituições tiveram ao investir no crescimento da pesquisa cientifica, aumentando a geração de conhecimento, e assim levando o país a um novo patamar nessa área”, disse ele.

Ainda segundo Dante Cid, a Elsevier faz primeiro um levantamento das instituições de destaque no Brasil. Em seguida, essas informações são repassadas à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), para que, por último, o resultado da avaliação dê origem a uma lista final.

A UFG recebeu o prêmio pelo crescimento de sua produção científica, cuja média anual foi de 19,96% entre os anos de 2007 e 2011. Nesse período, os pesquisadores da UFG publicaram 2.604 artigos em periódicos científicos indexados na base de dados Scopus.

O reitor Edward Madureira Brasil declarou que a conquista é mérito de todos da universidade. Com o prêmio, a UFG insere-se definitivamente no cenário nacional como uma das grandes instituições de produção de conhecimento do Brasil: “O grande valor de uma instituição são as pessoas que a compõe. Dessa forma, receber um prêmio pelo crescimento da produção científica é ter todo o trabalho e a trajetória da UFG reconhecidos, o que significa maturidade cientifica. É possível produzir ciência de qualidade, bastando para isso ter as politicas corretas e o apoio devido do governo federal”. 

 

Ganhadores do Prêmio SciVal posam para a fotografia oficial

 

O Prêmio SciVal está em sua segunda edição prestando homenagem às instituições brasileiras de ensino e pesquisa que mais contribuíram para o avanço cientifico do país. A cerimônia é uma realização da Editora Elsevier, com o apoio da Capes/MEC. O prêmio é oferecido também em outros países, como forma de homenagear representantes das diversas comunidades científicas. De acordo com pesquisas recentes, o Brasil ocupa o 13º lugar na lista de países com maior produtividade científica.

 

 





 

Quelle: Ascom/UFG

Kategorien: Prêmio