noticia9164.jpg

Projeto do Instituto de Química é premiado internacionalmente

En 25/10/12 01:55 .
Grupo desenvolveu um dispositivo de baixo custo que permite a realização de exames clínicos com apenas uma gota de amostra biológica

O Grupo de Métodos Eletroforéticos do Instituto de Química (IQ/UFG), coordenado pelo professor Wendell K. T. Coltro, recebeu, na última semana, os prêmios da Chemical and Biological Microsystems Society e da Society for Laboratory Automation and Screening.

O grupo desenvolveu um trabalho inovador: um dispositivo miniaturizado (30 x 30 mm), descartável, que possibilita a realização de múltiplos diagnósticos clínicos simultaneamente com apenas uma gota de amostra biológica. O trabalho, resultante do projeto de mestrado do aluno Fabrício Ribeiro de Souza, descreve a produção desses dispositivos inovadores usando apenas uma impressora a laser e folhas de transparência. O custo estimado de cada protótipo é da ordem de R$ 0,10 (dez centavos de reais). (acesse aqui a matéria do Jornal UFG sobre o projeto)

Vários testes clínicos muito utilizados comercialmente, como os exames de colesterol, proteínas, glicose, lactato, ácido úrico e triglicérides, poderão ser realizados simultaneamente em uma única plataforma. O resultado do ensaio pode ser facilmente capturado com uma câmera de celular ou um escaner portátil.

Além dos prêmios, o trabalho foi recentemente aceito para publicação no periódico Analytical Chemistry e será apresentado na The 16th International Conference on Miniaturized Systems for Chemistry and Life Sciences, que será realizada em Okinawa, Japão. O trabalho foi financiado pelo CNPq e pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Bioanalítica (INCTBio).

 

Fuente: IQ/UFG

Categorías: Pesquisa