noticia9160.jpg

UFG concorrerá pela primeira vez à etapa nacional do Prêmio FINEP de Inovação

Sur 30/10/12 02:33.
Na etapa regional, laboratórios da universidade conquistaram as três colocações da categoria Instituição de Ciência e Tecnologia

Foram anunciados, no dia 10 de outubro, na sede do Sistema Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), em Cuiabá, os vencedores da etapa regional do Prêmio FINEP de Inovação - Centro-Oeste. Na 15ª edição o estado de Goiás foi destaque. Na categoria Instituição de Ciência e Tecnologia a Universidade Federal de Goiás conquistou as três colocações pelas atividades desenvolvidas pelo Laboratório de Métodos de Extração e Separação (Lames) do Instituto de Química, pelo Centro de Pesquisa em Alimentos (CPA) da Escola de Veterinária e Zootecnia (EVZ), e pelo Laboratório de Pesquisas de Produtos Naturais da Faculdade de Farmácia (LPPN).

Pela segunda vez consecutiva, o Lames ficou entre os finalistas, conquistando, dessa vez, o primeiro lugar da categoria, o que lhe rendeu um prêmio de R$ 200 mil para serem utilizados em atividades de pesquisa, além da chance de concorrer à etapa nacional. O Lames foi criado em 2003, e desde então atua em extensão e pesquisa científica e tecnológica com o apoio do MCTI, CNPq, CAPES, FUNAPE e FINEP. Entre as principais inovações recentemente desenvolvidas no laboratório estão os 'Processos de produção de biograxas e biolubrificantes a partir de óleos ou gorduras vegetais ou animais', os quais possibilitam a produção de graxas e lubrificantes renováveis, com performance superior e custo inferior aos apresentados pelos produtos comerciais de origem fóssil.

Na área ambiental, o Lames é responsável pelo desenvolvimento de um sistema inovador de monitoramento da poluição atmosférica, que vem sendo aplicado para monitorar a poluição do ar em Goiânia. Além disso, em parceria com o Governo da República de Timor-Leste, no Lames foram desenvolvidos sistemas simples, baratos e de fácil concepção para a purificação de água utilizando filtros contendo borra de café. Este processo inovador possibilitará que a população timorense (da qual somente 5% é abastecida com água tratada) venha a receber água potável, minimizando custos e prejuízos em saúde pública.

Vencedores da etapa regional do Prêmio Finep de Inovação - Centro-Oeste

 

O Centro de Pesquisa em Alimentos (CPA) foi reconhecido pelas atividades desenvolvidas nos últimos três anos. Os resultados dos projetos do órgão demonstraram que não existe risco significativo de contaminação das meias carcaças bovinas a partir das gotas de condensação que eventualmente aparecem nas áreas refrigeradas dos abatedouros de bovinos em uma temperatura de 12°C. Essa informação foi aprovada pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF), e permitirá uma economia significativa de energia e melhor aproveitamento do espaço nas indústrias e frigoríficos.

O Laboratório da Qualidade do Leite, vinculado ao CPA, em parceria com uma empresa de informática, desenvolveu um conjunto de indicadores das amostras de leite analisadas no laboratório, acrescido de uma base de conhecimentos produzidos por seus pesquisadores. De acordo com o professor Moacir Evandro Lage, que representou a EVZ durante a cerimônia de premiação, "esses projetos do CPA permitiram que 48 frigoríficos brasileiros exportassem carnes para o mercado da União Duaneira (Rússia, Ucrânia e Bielorrússia), e o atendimento de mais de 250 produtores de leite do estado de Goiás e do Distrito Federal", destacou.

O LPPN, da Faculdade de Farmácia, nos últimos três anos aumentou sua capacidade de inovação tecnológica e desenvolveu produtos e processos capazes de serem transferidos para o setor produtivo,  como o desenvolvimento de creme hidratante com óleo de semente de baru, e de processos de obtenção e preparação de extratos de semente de plantas, como a jabuticaba e o yakon, entre outros vegetais.

A região Centro-Oeste teve 54 inscritos, sendo 24 de Goiás, 18 de Mato Grosso, sete de Mato Grosso do Sul e cinco do Distrito Federal, com um total de 12 finalistas. Não houve finalistas na região para as categorias Tecnologia Assistiva e Inventor Inovador. A finalíssima nacional será em Brasília, em data e local a serem definidos. Para mais informações, visite o sítio do Prêmio FINEP de Inovação.

Source: Ascom / UFG e Portal Finep

Catégories: Destaque