noticia9138.JPG

Aluna de pós-graduação vem para Goiânia por meio de Programa da AUGM

On 10/08/12 02:06 .
Estudante da Argentina é uma das contempladas pelas diversas parcerias de intercâmbio entre a UFG e instituições do Mercosul

O programa de mobilidade de pós-graduação da Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM), à qual a UFG está vinculada, trouxe mais uma estudante para Goiânia. Consuelo Moisset de Espanés, da Universidade de Córdoba, na Argentina, esteve na UFG por um mês, de 12 de setembro a 8 de outubro, para realizar intercâmbio. Ela foi recebida na Faculdade de Artes Visuais, sob a coordenação do professor Cleomar Rocha, trabalhando o tema "Imagens e Cultura Visual Contemporânea". Durante esse período, ela participou das aulas e preparou um artigo conjunto com o professor, que já foi aprovado para um congresso em Melbourne, Austrália, em abril de 2013. O artigo discute a fotografia em redes socais, com base no deslocamento da função referencial para a função simbólica, como eixo principal.


“É a primeira vez que acompanho um aluno de mestrado em atividade de intercâmbio. É algo muito salutar, em virtude das discussões geradas. Acredito que a intercambista retorne a seu país com um bom legado de sua experiência aqui, principalmente mediante possibilidades de desdobramentos de sua pesquisa. De nossa parte, poder alcançar pontos mais distantes, outros países, com nosso pensamento, é reiterar a abrangência cada vez mais internacional de nosso programa de pós-graduação e de nossas pesquisas”, afirma o professor Cleomar Rocha.


Durante o período em que esteve no Brasil, Consuelo Moisset também participou do 11º Seminário Internacional de Arte e Tecnologia, promovido pela UnB em parceria com a UFG. “Trocamos ideias, bibliografias, conheci diversos pesquisadores de nossa área e isso é muito enriquecedor”, ressalta a estudante.


A AUGM é a maior rede de cooperação educativa entre instituições públicas da América do Sul. Colaboram com a rede 21 instituições públicas. A Universidad de La República (Udelar), do Uruguai, foi a pioneira dessa iniciativa, em 1991, quando propôs cooperação aos vizinhos Argentina e Brasil. O maior objetivo da AUGM é fortalecer o ensino público na região, bem como possibilidades conjuntas de investigação.


A UFG participa, também com a Universidade de Córdoba, do programa Capes/Mercosul. Tanto os programas da AUGM como o Capes/Mercosul têm levado estudantes de graduação e pós-graduação, e docentes para diversos intercâmbios com universidades do Mercosul. Segundo a Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAI), o número de participantes tem crescido todos os anos.

 

Source: Ascom/UFG