O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
noticia9121.jpg

Trabalho de professor da FAV premiado em concurso de arte contemporânea

Em 10/10/12 00:07.
Exposição serviu de inspiração para a publicação do livro Metrópolis, lançado em 2008 pela Editora UFG

Métropolis 47, trabalho do professor da Faculdade de Artes Visuais (FAV) e artista plástico José César Teatini de Souza Clímaco (ZéCésar), está entre as vinte melhores obras de arte (pintura, escultura, fotografia, obras em papel e grafite) do II Concurso Itamaraty de Arte Contemporânea. O trabalho, composto de cinco módulos, é todo feito de papelão de caixa de embalagens, com recortes, incisões e colagem, que remetem à ideia de cidade, particularmente a cidade grande, com suas aglomerações de edifícios, superposições de formas e caos urbano. O trabalho serviu de inspiração para a publicação do livro Metrópolis, lançado em 2008 pela Editora UFG.

A obra possui dimensão total de 2,5 m de comprimento por 1 m de altura e já foi exposta na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG), em 2006, na Casa de Cultura da América Latina (CAL), em Brasília, em 2007, e na Galeria Paulo Campos, em Belo Horizonte (MG), em 2009. Segundo ZéCésar, havia um desejo de doar a obra a uma instituição pública para que ela pudesse ser vista frequentemente pelas pessoas e o concurso foi uma oportunidade para que o artista pudesse concretizar essa vontade.

A obra fará parte do Acervo Permanente do Ministério das Relações Exteriores, que editará um catálogo em três línguas (português, inglês e espanhol) com as imagens de todas as obras vencedoras.

A cerimônia de premiação dos artistas ainda não tem data definida. Além de participação no acervo permanente e do catálogo, cada artista receberá um prêmio de R$15 mil.

Sobre o artista - A trajetória artística de ZéCésar aborda os diversos processos de gravura e impressão - xilogravura, gravura em metal, litografia e serigrafia – e atualmente pesquisas em gravuras e obras em papelão, assemblagens e instalações. Participou de diversas exposições individuais e coletivas no Brasil e exterior, em espaços como Galeria FUNARTE e Casa de Cultura da América Latina, ambos em Brasília; Fundação Jaime Câmara e Museu de Arte Contemporânea, em Goiânia; Circle Gallery, em Brisbane, Austrália; e Casa do Brasil em Madri, Espanha. Participou ainda de bienais em Curitiba (PR), Atibaia (SP), Uberlândia (MG), Salvador (BA), e em Lima, no Peru.

Pela Editora UFG, ZéCésar publicou os livros Manual de litografia sobre pedra (2000), A gravura em matrizes de plástico (2004), Metrópolis (2008) e De gravuras e cidades (2010).

 

Fonte: FAV/UFG

Categorias: Reconhecimento

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.