Mostra Núcleo de Dança Coletivo 22 ocorre de 18 a 22 de setembro
O Núcleo de Dança Coletivo 22 e o curso de licenciatura em Dança da UFG realizam, entre os dias 18 e 22 de setembro, a Mostra Núcleo de Dança Coletivo 22. O evento traz a Goiânia duas apresentações teatrais e uma oficina de dança e teatro aberta ao público. As duas apresentações serão realizadas no Centro Cultural UFG, na Praça Universitária, e a oficina, na Faculdade de Educação Física, no Câmpus Samambaia da UFG.
RUBRO é o mais novo trabalho do Núcleo de Dança Coletivo 22, um solo de dança, interpretado por Sacha Witkowski, que tem como principal motivação o percurso do sangue no universo simbólico da mulher e a maneira como o feminino é representado na mitologia dos orixás. A peça RUBRO será apresentada nos dias 18 e 19 de setembro, no Centro Cultural UFG, na Praça Universitária, às 20h.
Por meio de Fabio Farias, Flavia Futata, Ively Viccari, Jordana Dolores, Luiz Ramos, Vivian Maria e Wellington Campos, o Núcleo de Dança Coletivo 22, apresenta ATRAVÉS, espetáculo que traz à baila, na linguagem da dança brasileira contemporânea, o resultado do processo de criação e projeto de pesquisa que investigou a capoeira angola e alguns sambas de umbigada, recriados na cidade de São Paulo. ATRAVÉS será apresentado nos dias 20, 21 e 22 de setembro, também no Centro Cultural UFG, às 20h.
A oficina de Dança Brasileira Contemporânea oferecida pelo coletivo será realizada no dia 22 de setembro, às 9h, na Faculdade de Educação Física da UFG, no Câmpus Samambaia.
Em 2001, com o trabalho “Em Qualquer Lugar”, de Ively Viccari e Renata Lima, nasceu o Coletivo 22, com intuito de juntar ideias, experiências e pessoas em torno da experimentação e da criação em dança. O grupo, nascido na cidade de Campinas, cresceu em São Paulo, onde se configurou como um ponto de encontro e passagem de diferentes trajetórias, a saber, do curso de graduação em Dança na Unicamp; da experiência em grupos interessados na pesquisa e performance da cultura popular brasileira e da prática da capoeira angola.
Em 2010, com o ingresso de Renata Lima, diretora artística do grupo, no corpo docente do curso de Dança da Universidade Federal de Goiás, o Coletivo 22 passa a atuar também em Goiânia, como projeto de extensão da universidade, reunindo estudantes e professores de Dança e Teatro. Fruto dessa experiência surge o projeto RUBRO, premiado pelo Edital Klauss Vianna 2011. Além do espetáculo RUBRO, o núcleo traz para mostra em Goiânia o espetáculo ATRAVÉS, contemplado com o prêmio Klauss Vianna 2008 e Procultura 2010.
Mais informações em http://www.coletivo22.com.br/coletivo_22/
资源: Emac - UFG
类别: Cultura