Projeto de extensão da Faculdade de Educação Física apresenta peça "Quizumba!"
O Programa Corpopular - Intersecções Corporais - projeto de extensão do (Ve)lhaco – Laboratório de História e Artes do Corpo, da Faculdade de Educação Física (FEF-UFG), apresenta no próximo domingo, dia 02 de setembro, a peça Quizumba!. A apresentação será às 10h30, na Capela Nossa Senhora da Piedade, que fica na Avenida Bandeirantes, no Conjunto Itatiaia.
A peça conta as histórias do menino Pastinha e do menino Francisco. Pastinha é um menino baiano do começo do século XX que vê sua passagem por uma determinada rua impedida por outro rapaz, que sempre acaba batendo em Pastinha. Um dia, vendo a cena por uma janela, o velho mestre Benedito convida o menino a aprender um jeito de se defender. Durante o aprendizado, ensinando-o a equilibrar covardia e valentia, mestre Benedito conta a história de Francisco, o Zumbi dos Palmares.
Por meio de outras vozes, a trajetória de Francisco é apresentada, envolvendo relato histórico e ficção, desde seu sequestro, quando criança, do Quilombo dos Palmares, passando por sua adoção por um padre, e seu espírito de luta, que o faz procurar sua origem. Assim, Pastinha vai ouvindo, contestando e criando sua própria história.
A peça é uma realização do Coletivo Quizumba, formado por artistas com interesse em pesquisar as raízes culturais do negro brasileiro, muitas vezes negadas no decorrer da vida familiar e escolar. O grupo encontrou nas pesquisas sobre as origens africanas do povo brasileiro seu primeiro estímulo para a criação de uma peça, e recorre à sabedoria africana que ensina a guardar conhecimentos para além dos livros, preservando a tradição oral.

Source: FEF-UFG
Categories: Teatro
