Reitor e Furnas discutem parcerias
Na última terça-feira, 07/08, o reitor da UFG Edward Madureira Brasil e a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação, Divina das Dôres de Paula Cardoso, reuniram-se com Rubens Bittencourt, gerente técnico da Furnas Centrais Elétricas em Goiás, com o objetivo de reativar o convênio entre as instituições e elaborar novas parcerias, especialmente no que se refere a áreas de pesquisa em comum. A equipe de Furnas, juntamente com os professores Jesiel Carvalho/IF e Oswaldo Cascudo/EEC visitaram o Laboratório multi-usuário de microscopia de alta resolução (LabMic/UFG) e as obras do Centro Regional para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CRTI).

Após apresentação do CRTI, o professor Jesiel reforçou que o CRTI será gerido por representantes de diversas instituições, o que garantirá uma utilização plural e que atenda empresas, pesquisadores e comunidade universitária. “O Centro não é da UFG. Ele está à disposição para a prestação de serviços”, frisou o reitor.
Durante a visita todos concordaram que é possível viabilizar o compartilhamento de pesquisas e a utilização da infraestrutura do CRTI. “Ao invés de comprar novos equipamentos, poderíamos entrar como parceiros para incrementar laboratórios associados”, completou o gerente técnico de Furnas.
Intercâmbio – Oswaldo Cascudo e Ofir Bergemann Aguiar, coordenadora de Assuntos Internacionais/UFG, sinalizaram a possibilidade do estabelecimento de parcerias também no âmbito do Brafitec, programa de cooperação internacional da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes. O Brafitec propicia o intercâmbio de estudantes de graduação das áreas de engenharia entre o Brasil e a França, viabilizando também missões de pesquisa entre instituições dos dois países.

Quelle: Ascom/UFG
Kategorien: Colaboração
