Ex-aluna da UFG conquista prêmio da Association of American Geographers
A ex-aluna do programa de mestrado em Geografia do Câmpus Jataí da UFG (CAJ), Régia Estevam Alves, conquistou o prêmio MyCOE Earth Day, da Association of American Geographers, com o trabalho Environmental Fragility of Ribeirão da Picada, Jataí, Goiás/Brazil, composto com partes de sua dissertação. O professor do curso de Agronomia do CAJ-UFG, Helder Barbosa Paulino, foi co-orientador do trabalho, que também contou com a participação do técnico do laboratório de geoinformação do curso de Geografia do CAJ-UFG, Alécio Perini Martins.
A pesquisa procurou avaliar a fragilidade do ambiente no entorno da bacia do Ribeirão da Picada, que fica no município de Jataí. Um dos problemas apontados foi o mau uso da terra na região, responsável por um processo agressivo de degradação e desertificação do terreno, devido à baixa capacidade de recuperação do solo. Para a obtenção dos dados, foram utilizadas técnicas de mapeamento do terreno via satélite e GIS ("Sistema de Informação Geográfica", da sigla em inglês), além de análises físicas e químicas do solo.

Foto utilizada na pesquisa mostra processo de desertificação na região da bacia do Ribeirão da Picada, no município de Jataí
O desmatamento de áreas de Cerrado em grandes áreas, inclusive nas margens dos rios, também foi constatado. Outra importante observação diz respeito à conversão da mata nativa em áreas com funções ecológicas específicas, o que modificou bastante as relações entre as espécies que habitam a região. Além disso, grandes áreas com o solo totalmente descoberto, sem nenhuma vegetação recobrindo a terra, refletem o uso dessas áreas na produção agrícola e o avanço da degradação sem controle sobre o bioma Cerrado.
O MyCOE (My Community, Our Earth) foi criado em 2002, como um projeto voltado para a World Summit for Sustainnable Development (WSSD), que ocorreu em Johannesburgo, na África do Sul, para dar respostas às questões que envolviam o desenvolvimento sustentável.
Para acesso ao resumo, imagens e relatório da pesquisa, clique aqui.
Fonte: Ascom-UFG
Categorias: Internacional
