Estudo do Hospital das Clínicas com células-tronco é publicado em revista internacional

On 15/06/12 01:04 .
Artigo foi publicado em maio na revista Circulation

Foi publicado em maio de 2012, na revista Circulation (2012, n. 125, p. 2.454–2.461) o artigo Cell Therapy in Chagas Cardiomyopathy (Chagas Arm of the Multicenter Randomized Trial of Cell Therapy in Cardiopathies Study): A Multicenter Randomized Trial, com a participação expressiva do Serviço de Cardiologia do Hospital das Clínicas da UFG. O coordenador do projeto no HC, o professor Salvador Rassi, chefe do serviço de Cardiologia, foi responsável pela maior casuística de pacientes incluídos no estudo.


Foram avaliados 234 pacientes, e utilizado o transplante de células mononucleares autólogas retiradas da medula óssea e injetadas intracoronárias após purificação e tratamento. Os pacientes eram doentes de Chagas com insuficiência cardíaca avançada, já em tratamento médico ideal, e foram avaliados a cada 3 meses, durante um ano, em relação à qualidade de vida, fração de ejeção do ventrículo esquerdo e teste de caminhada de 6 minutos.


Não houve, nesta população de pacientes, impacto nas variáveis com o transplante de células-tronco. Apesar de ser um estudo negativo com relação aos critérios avaliados, a sua importância na adição de novos conhecimentos a este potencial tratamento da insuficiência cardíaca é inquestionável. Consideramos ser este o motivo da pronta aceitação do artigo por esta conceituada revista médica de Cardiologia. Novos tipos de células e vias de injeção, bem como em qual fase da doença o tratamento implicaria mais benefícios, são as novas perguntas a serem respondidas em pesquisas adicionais. Os pacientes em estágio final de insuficiência cardíaca só têm como opção o transplante cardíaco, daí a importância desse novo campo de pesquisa.


A população de pacientes do Hospital das Clínicas incluída no estudo ficou tão bem documentada, que deu origem a três dissertações de mestrado já defendidas e uma quarta em preparação. O pesquisador principal, professor Salvador Rassi, enfatiza a importância da infraestrutura do HC para a realização deste estudo, como o Serviço de Hemodinâmica, Ecocardiografia, Holter, suporte do Serviço de Hematologia e Laboratório, bem como o apoio irrestrito e o estímulo de toda a equipe do Hospital das Clínicas, em todas as solicitações necessárias.

Quelle: Ascom/UFG