Servidora da UFG é empossada na diretoria do Conselho Estadual do Idoso
Na manhã de quinta-feira, 14/06, ocorreu a cerimônia de posse da servidora da UFG e mestre em Saúde Coletiva, Lázara Ribeiro Lima, como presidente do Conselho Estadual do Idoso (CEI-GO). A servidora da Secretaria de Estado de Cidadania e Trabalho (SECT-GO), Luciana Amorim Santana, assumiu o cargo de vice-presidente do conselho. A cerimônia ocorreu no auditório do Museu Antropológico da UFG, localizado na Praça Universitária.

Integrantes da Cia de Teatro Senhoras do Cerrado
Antes de dar início à cerimônia de posse, houve a apresentação da Cia de Teatro Senhoras do Cerrado. Caracterizadas, elas apresentaram o poema “Semente e Fruto”, de Cora Coralina, e o monólogo “a letra 'i' quer ir embora”, sendo muito aplaudidas pela plateia composta, em sua maioria, de idosos.
O início da cerimônia contou com a fala de Mercino Moreira, que fez um desabafo sobre o período em que foi presidente do conselho em questão. Para ele, o maior problema na gestão de entidades como o CEI-GO é que muitos dos representantes dos órgãos de apoio a essas entidades não conhecem as reais necessidades dos idosos e, por isso, não auxiliam da forma desejável.
Cerimônia de posse ocorreu no auditório do Museu Antropológico da UFG
O reitor Edward Madureira Brasil acredita que a universidade pode auxiliar a nova gestão do CEI-GO não apenas por meio da Pró-reitoria de Assuntos da Comunidade Universitária (PROCOM), como também das demais pró-reitorias. Ele visualiza infinitas possibilidades de aproximação com o conselho e tem a convicção de que, com uma servidora da UFG assumindo a presidência do CEI, a proximidade trará ainda mais benefícios.
Representando a Assembleia Legislativa, o deputado estadual Mauro Rubem esteve presente na cerimônia de posse do CEI-GO. O deputado defendeu que o conselho deve aumentar sua fiscalização e deixar de ser dependente do Poder Público, pois deve se consolidar como espaço de controle social. Mauro Rubem sublinhou, ainda, que as ações realizadas em prol dos idosos no presente são a garantia de um envelhecimento saudável para os jovens de hoje.

Em seu discurso de posse, a nova presidente do CEI-GO, Lázara Ribeiro Lima, falou sobre o crescimento do número de idosos no país, portanto, é possível que novas demandas se apresentem, devendo ser atendidas pelos órgãos do governo e da sociedade civil. Ela reafirmou o compromisso do conselho dizendo que “o Conselho deve ser esse espaço público do debate, discussão e elaboração de políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade de vida dos idosos”.
Lázara Ribeiro Lima aproveitou a ocasião para lançar a proposta de criação do Fundo Estadual do Idoso, cuja função seria captar recursos e repassá-los para financiar as ações do Conselho. Ao reitor da UFG, a presidente do CEI-GO propôs a criação de um Centro de Formação Permanente Para o Idoso. Este seria aberto à comunidade, porém direcionado a profissionais da área de Saúde, a trabalhadores de todas as esferas do governo, e ainda se estenderia aos demais interessados nos estudos. Por último, a presidente do CEI-GO falou sobre o seu desejo de realizar uma gestão compartilhada para auxiliar os idosos no exercício dos seus direitos e na conquista de sua cidadania.
Source: Ascom UFG
Categories: Posse
