noticia8846.jpg

Agro-Centro Oeste 2012 reafirma a importância da agricultura familiar

On 06/14/12 22:40 .
Abertura do evento, realizada ontem (13), contou com a presença de autoridades do município e do estado de Goiás

Nesta quarta-feira, 13 de junho, a Universidade federal de Goiás deu início à Agro Centro-Oeste Familiar 2012. A abertura realizou-se no período da tarde no Centro de Cultura e Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal, localizado no Câmpus Samambaia. Estavam presentes na mesa de abertura, o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, o reitor do Instituto Federal Goiano, Vicente Pereira de Almeida, o secretário de Agricultura, Pecuária e Irrigação do Estado de Goiás, Antônio Flávio Camilo de Lima, o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Rubens Rodrigues dos Santos, o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, José Sebba Júnior, entre outras autoridades.

Coordenador do evento, Gabriel Medina, e a mesa de abertura

Segundo o coordenador geral do evento, Gabriel Medina, a edição 2012 tem como objetivo afirmar a importância da agricultura familiar para o desenvolvimento do estado, para a segurança alimentar e para a geração de renda e emprego. Ele destaca que há também desafios a serem enfrentados. Entre estes, apontou o que considera os principais: a ressignificação do sistema de produção, geralmente centrado na pecuária leiteira, a adoção de tecnologias próprias para a agricultura familiar, e o desafio das políticas públicas. Todos esses temas serão discutidos ao longo do evento. Foi abordado ainda, durante a abertura,  o fato das políticas públicas serem voltadas, em sua maioria, para a produção em larga escala, visando a exportação, com  o consequente fortalecimento do agronegócio e o abandono do incentivo à agricultura familiar.

Edward Madureira Brasil fez questão de lembrar que uma feira como essa não passava de um sonho, em 2000. Hoje a feira “simboliza que é possível fazer coisas diferentes, grandiosas e de qualidade, onde o conceito do conhecimento seja preservado e valorizado”, afirmou o reitor.

Edward Madureira Brasil  durante a abertura do evento


Ele também anunciou que a UFG e seus parceiros conseguiram arrecadar recursos para a criação do Centro de Referência em Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial Sustentável, que será construído em área pertencente à universidade no município de Caldas Novas. O Centro terá como objetivo formar mão de obra para a agricultura familiar de todo o país.

Source: ASCOM/UFG

Categories: Abertura