CAI oferece palestra sobre saúde na viagem para estudantes que vão fazer intercambio
A Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAI) ofereceu uma palestra informativa sobre o mecanismo de prevenção de doenças durante e após uma viagem. A palestra foi ministrada pelo professor do departamento de Medicina Tropical e de Dermatologia do Hospital das Clínicas (HC/UFG), Marco Túlio A. Garcia-Zapata, para os estudantes da UFG que deixam o Brasil ainda este mês para fazer intercâmbio.
Na palestra foram apresentados fatores de riscos a que os estudantes podem estar sujeitos durante sua permanência em outros países. A palestra abordou desde mecanismos de prevenção até informações prévias sobre algumas doenças especificas de cada país. Segundo o professor, é difícil prever todos os riscos a que um viajante pode estar sujeito durante uma viagem, já que existe uma gama ilimitada de doenças, além de incontáveis formas de acidentes e problemas.
“A vacina contra a Febre Amarela é a única obrigatória pelo regulamento sanitário internacional, mas, de acordo com cada país, existem outras vacinas recomendadas. É necessário também levar para o aeroporto o cartão internacional de vacina, emitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, alertou Marco Túlio A. Garcia-Zapata.
Fuente: Ascom/UFG
